Pesquisadores descobrem ransomware que espalha mensagens maliciosas no Android

Por Felipe Ribeiro | 15 de Agosto de 2019 às 13h55
Rawpixel/Depositphotos

Pesquisadores da ESET descobriram uma nova família de ransomwares que afeta dispositivos Android. Ele é espalhado nas listas de contatos das vítimas, por meio de mensagens SMS com links maliciosos. E para atrair os incautos, o novo código usa temas relacionados à pornografia no Reddit. Até o momento, segundo a ESET, o perfil malicioso usado na distribuição permanece ativo.

Este novo ransomware se destaca pelo seu mecanismo de propagação. Antes de começar a criptografar os arquivos, ele envia várias mensagens de texto para a lista de contatos da vítima e incentiva os destinatários a clicarem em um link malicioso, que vai para o arquivo de instalação do código malicioso.

Diferente de outras ameaças deste tipo, este ransomware não impede o usuário de acessar seus arquivos. Outra diferença é que o resgate não é estabelecido com um valor específico. O montante é designado dinamicamente usando o UserID, que atribui a quantidade de dinheiro a ser paga por cada uma das vítimas.

Para se manter seguro,a empresa sugere aos usuários que mantenham os dispositivos sempre atualizados e configurados para corrigir esses problemas automaticamente, além de evitar a instalação de aplicativos que não sejam aqueles presentes na Google Play Store.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.