O que fazer se tiver seu email hackeado

Por Dimitri Pereira

Se você teve o azar de ter seu email hackeado, calma, não entre em pânico. Nesse guia você vai aprender o que fazer quando isso acontece e que medidas tomar para evitar ataques futuros.

Recupere o acesso à sua conta

Os hackers nem sempre alteram a senha de sua conta de email. Na maioria das vezes eles simplesmente fazem o login, enviam um email em massa para todos os seus contatos e passam para a próxima vítima. Outros, no entanto, vão mudar a sua senha para deixá-lo fora do ar.

Nesse caso, a primeira coisa que você deve fazer é recuperar o acesso à sua conta. Basta fazer o óbvio: quando tentar logar, vai aparecer aquela pergunta "Esqueceu sua senha?". Clique sim para redefinir sua senha e siga os passos. Você vai ter que responder a uma sequência de perguntas de segurança ou vai recuperá-la usando um endereço de email backup.

Pare de usar senhas fáceis

O hacker mudou a sua senha e agora você precisa criar uma nova. Você precisa de senhas difíceis de serem quebradas, que envolvem o uso de letras maiúsculas, minúsculas, símbolos, números e até espaços. Considere também o uso de um Gerenciador de senhas. O LastPass ou o Dashlane, por exemplo armazenam com segurança senhas bem complexas e também geram senhas difíceis de serem quebradas menos vulneráveis aos hackers.

Leia também: Dicas para criar uma senha realmente segura

Reinsira sua nova senha em seus outros dispositivos

Depois de alterar a sua senha para uma mais forte, lembre-se de mudá-las em seu telefone e tablet para que o email chegue como de costume nesses outros dispositivos.

Verifique as suas configurações

Veja nas configurações de email se o hacker não mudou quaisquer definições que lhe darão difícil acesso à sua conta no futuro. Verifique se ele não mudou o email de recuperação secundário, muito importante, por exemplo.

Certifique-se também se o hacker introduziu qualquer regra de encaminhamento, de modo que qualquer email enviado a você também será enviado a ele.

Corte os logins ativos

Antes de continuar, confira os seus logins ativos para ver se alguém está acessando a sua conta.

Se você alterou a sua senha, isso não deve ser um problema, mas esse hábito de conferir logins ativos é uma ótima estratégia a se estabelecer, especialmente se você costuma se conectar de computadores públicos.

No Gmail, você vai encontrá-lo clicando em "Detalhes" no canto inferior direito da sua Caixa de Entrada, logo abaixo de "Sua última atividade da conta".

gmail hacker

Se você encontrar qualquer login suspeito, use o link fornecido para expulsá-lo.

gmail hacker

Até o momento, o Yahoo Mail permite visualizar as sessões ativas, mas não há nenhuma opção para registrá-los.

O Outlook.com atualmente não oferece qualquer opção para visualizar logins ativos.

Avise os seus amigos sobre o email hackeado

Muitas vezes os hackers só invadem sua conta para distribuir softwares maliciosos para a sua lista de contatos.

Envie um email de aviso para seus amigos e familiares informando a eles que, se no caso de receberem um email suspeito seu, ele deve ser excluído e ignorado.

Implemente a verficação de segurança em duas etapas

Se seu email foi violado, é sinal de que você não implementou a autenticação de segurança em duas etapas, que é a melhor forma de defesa contra hackers.

Quando ativado, qualquer pessoa que tentar acessar a sua conta vai precisar de uma senha extra. Depois de digitar a sua senha em um dispositivo não autorizado, um código será enviado ao seu telefone, que, em seguida, deverá ser digitado como senha secundária.

Você só precisa fazer isso uma vez para cada computador ou dispositivo "conhecido". Isso quer dizer que, a menos que o hacker tenha seu telefone em mãos, ele não vai conseguir de maneira nenhuma acessar a sua conta, mesmo que saiba a sua senha.

Verifique suas outras contas

Agora você vai entender o motivo pelo qual os especialistas sempre recomendam que você tenha senhas diferentes para cada conta que utiliza. Se você usou a mesma senha do email para acessar o Facebook, por exemplo, um hacker que invadiu sua conta de email pode muito bem utilizá-la para acessar ouras contas suas. Se você for um "reciclador" de senhas, você é culpado. Você deve mudar as senhas nessas plataformas também.

Evite armadilhas de "phishing" no futuro

Há diversas táticas que os hackers usam para roubar seus dados, por isso é muito difícil descobrir exatamente como você foi vítima de um hacker de email. Um dos métodos de sucesso mais comuns, no entanto, é através de "phishing".

"Phishing" é um tipo de golpe eletrônico que visa o roubo de seus dados pessoais, como número de CPF, dados bancários, número de cartão de crédito, etc. São emails estranhos com mensagens de sorteios de prêmios, promoções imperdíveis, pornografia, entre outras "iscas". Geralmente esses emails contam com um link malicioso que o leva para uma página sem sentido, e nesse momento são instalados os malwares em seu computador.

Execute uma verificação de Malware

Se o hacker usou malwares para ter acesso à sua conta de email, ou ele foi instalado como resultado de alguém que lhe enviou um link malicioso, é bom fazer uma verificação de malware. Existem várias opções como o Avast, Malwarebytes ou o BitDefender, por exemplo, que são alguns dos scanners mais populares.

Essas dicas foram úteis? Você já teve sua conta de email invadida? Compartilhe conosco suas experiências. Deixe um comentário.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.