O que é o CVV do cartão de crédito? Saiba a importância desse número

Por Ariane Velasco | 06 de Novembro de 2019 às 23h10
valphoto

Se você costuma utilizar seu cartão de crédito para realizar compras online, com certeza sabe que existe o CVV, usado sempre como uma verificação de segurança, juntamente com os números do cartão e data de validade. No entanto, embora amplamente utilizado, pouquíssimas pessoas sabem, de fato, o que é CVV e por que ele precisa ser usado em compras online.

O que é CVV?

No cartão de crédito, CVV é uma sigla que, em inglês, significa Card Verification Value (em tradução livre: Valor Verificador de Cartão). Ele é um código de segurança que pode ser localizado em qualquer cartão de crédito e débito, e deve ser fornecido em todas as operações financeiras pela Internet.

Embora amplamente conhecido como CVV, o nome deste código varia de acordo com sua operadora de cartão de crédito. A MasterCard o chama de CVC (Card Verification Code, ou Código Verificador de Cartão). Já a American Express utiliza a sigla CID (Card ID, ou Identificador de Cartão).

Mantenha o seu cartão de crédito seguro a fim de evitar fraudes (Foto: Reprodução)

Por que é obrigatório informar o CVV ao comprar online com cartão de crédito?

Nas compras online, é necessário informar o CVV porque ele funciona como uma espécie de código de autenticação. Em outras palavras, ele é usado como uma espécie de “senha”, uma vez que, em compras pela Internet, não é possível utilizar uma máquina onde o cartão será passado ou inserido. O uso do CVV no cartão de crédito é essencial para garantir a segurança do titular e impedir que ele seja utilizado por pessoas que não estão autorizadas, evitando fraudes e uma série de outros problemas.

Mesmo em caso de roubo do cartão, o CVV só funciona se for inserido com o CPF do titular, o que garante proteção extra ao titular.

O CVV serve como uma senha quando não é possível usar a maquininha (Foto: Reprodução)

Onde encontrar o CVV no cartão

Na maioria dos cartões de crédito (com exceção do American Express), o CVV é praticamente padronizado. É possível localizá-lo na parte de trás, em um código com 3 números. Já caso você utilize um cartão de crédito da American Express, o CID é encontrado na parte da frente, acima do número do cartão, do lado direito. Além disso, ele é composto por 4 números.

Diferentes localizações do CVV no cartão de crédito (Imagem: creditooudebito.com.br)

Alguns cuidados ao comprar online

Não é indicado fornecer o número do CVV de seu cartão de crédito em qualquer site, uma vez que fraudes podem ocorrer. Por isso, quando for comprar online, verifique a procedência e o grau de confiabilidade da loja virtual. Dê preferência a lojas com avaliações positivas e suspeite de quaisquer características estranhas que encontrar pelo caminho, como poucos comentários, ausência do site em mecanismos de atendimento ao cliente (como o Reclame Aqui), bem como ausência de um SAC ou qualquer outro meio de contato em caso de extravio dos produtos.

Caso suspeite que uma loja seja falsa, não prossiga com a compra e não informe, em hipótese alguma, os dados do seu cartão de crédito. Se possível, denuncie.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.