Publicidade

O que é o CVV do cartão de crédito?

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Novembro de 2019 às 23h10

Link copiado!

valphoto
valphoto

Se você costuma utilizar seu cartão de crédito para realizar compras online, com certeza sabe que existe o CVV, usado sempre como uma verificação de segurança, juntamente com os números do cartão e data de validade. No entanto, embora amplamente utilizado, pouquíssimas pessoas sabem, de fato, o que é CVV e por que ele precisa ser usado em compras online.

O que é CVV?

No cartão de crédito, CVV é uma sigla que, em inglês, significa Card Verification Value (em tradução livre: Valor Verificador de Cartão). Ele é um código de segurança que pode ser localizado em qualquer cartão de crédito e débito, e deve ser fornecido em todas as operações financeiras pela Internet.

Embora amplamente conhecido como CVV, o nome deste código varia de acordo com sua operadora de cartão de crédito. A MasterCard o chama de CVC (Card Verification Code, ou Código Verificador de Cartão). Já a American Express utiliza a sigla CID (Card ID, ou Identificador de Cartão).

Continua após a publicidade

Por que é obrigatório informar o CVV ao comprar online com cartão de crédito?

Nas compras online, é necessário informar o CVV porque ele funciona como uma espécie de código de autenticação. Em outras palavras, ele é usado como uma espécie de “senha”, uma vez que, em compras pela Internet, não é possível utilizar uma máquina onde o cartão será passado ou inserido. O uso do CVV no cartão de crédito é essencial para garantir a segurança do titular e impedir que ele seja utilizado por pessoas que não estão autorizadas, evitando fraudes e uma série de outros problemas.

Mesmo em caso de roubo do cartão, o CVV só funciona se for inserido com o CPF do titular, o que garante proteção extra ao titular.

Continua após a publicidade

Onde encontrar o CVV no cartão

Na maioria dos cartões de crédito (com exceção do American Express), o CVV é praticamente padronizado. É possível localizá-lo na parte de trás, em um código com 3 números. Já caso você utilize um cartão de crédito da American Express, o CID é encontrado na parte da frente, acima do número do cartão, do lado direito. Além disso, ele é composto por 4 números.

Continua após a publicidade

Alguns cuidados ao comprar online

Não é indicado fornecer o número do CVV de seu cartão de crédito em qualquer site, uma vez que fraudes podem ocorrer. Por isso, quando for comprar online, verifique a procedência e o grau de confiabilidade da loja virtual. Dê preferência a lojas com avaliações positivas e suspeite de quaisquer características estranhas que encontrar pelo caminho, como poucos comentários, ausência do site em mecanismos de atendimento ao cliente (como o Reclame Aqui), bem como ausência de um SAC ou qualquer outro meio de contato em caso de extravio dos produtos.

Caso suspeite que uma loja seja falsa, não prossiga com a compra e não informe, em hipótese alguma, os dados do seu cartão de crédito. Se possível, denuncie.