Publicidade

Novo golpe usa sistema de segurança do AdSense para extorquir donos de sites

Por| 19 de Fevereiro de 2020 às 20h20

Link copiado!

Hostinger
Hostinger
Tudo sobre Google

Golpistas estão usando um sistema de segurança do AdSense, lançado pelo Google, para ameaçar donos de sites. O novo mecanismo reconhece quando há formas de geração de tráfego acima do real, impedindo a monetização via AdSense, caso uma fraude seja constatada. Ao anunciar o novo sistema, a empresa disse que passaria a analisar fraudes “em cliques e impressões realizadas pelos seus próprios publicadores”.

Tais golpistas estão usando exatamente este receio para tentar extorquir pessoas. O esquema funciona da seguinte forma: eles enviam um e-mail para donos de sites com AdSense dizendo que têm capacidade de enviar tráfego falso para página do proprietário. Com isso, o Google verificaria que há uma tentativa de aumentar os números de acesso e poderia reconhecer a ação como fraude, retirando a possibilidade de monetização daquela página.

Ao convencer a vítima de que é possível fazer isso, os criminosos passam então a cobrar para não fazer a movimentação. O argumento é de que US$ 5 mil (perto de R$ 21 mil) de extorsão será um custo menor do que meses sem receita por AdSense no site.

O Google já emitiu comunicado sobre os riscos de golpes. “Nós ouvimos bastante sobre potenciais sabotagens. É uma prática bastante rara e criamos algumas proteções para prevenir sabotagens”, disse a empresa. “Encorajamos que publicadores não se engajem em quaisquer comunicações ou tomem ações futuras com partes que sinalizam que vão direcionar tráfego inválido para suas propriedades na web. Se há preocupações sobre tráfego inválido, elas devem ser direcionadas a nós”, completou o Google.

Continua após a publicidade

Fonte: KrebsOnSecurity