Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo golpe do WhatsApp promete camisa da seleção brasileira de brinde

Por| 28 de Maio de 2018 às 12h25

Link copiado!

Novo golpe do WhatsApp promete camisa da seleção brasileira de brinde
Novo golpe do WhatsApp promete camisa da seleção brasileira de brinde
Tudo sobre WhatsApp

Falta pouco mais de duas semanas para o início da Copa do Mundo 2018. E, considerando a importância desse evento para boa parte da população brasileira, os cibercriminosos não poderiam deixar a oportunidade passar. Um novo golpe que começou a circular nos últimos dias e foi identificado pela Kaspersky Lab atinge os usuários do WhatsApp, só que, desta vez, a mensagem maliciosa que muitas pessoas estão recebendo promete dar uma camisa oficial da Seleção Brasileira de Futebol de brinde. Para ganhar o "prêmio", basta compartilhar o texto e o link da mensagem com até 30 amigos.

A mensagem tem chegado às vítimas de 3 formas: quando são encaminhadas através de um amigo que caiu no golpe; por notificações maliciosas que surgem no navegador (desktop ou mobile); ou por meio de grupos que os usuários estão participando. Caso a pessoa clique no link do texto, será redirecionado para uma página hospedada na Rússia – país sede da Copa do Mundo deste ano.

Como funciona?

Continua após a publicidade

Todavia, não é necessário chegar a trinta compartilhamentos para ativar a falsa promoção, pois se o usuário repassar para três contatos isso já acontece. Posteriormente, dependendo do sistema operacional do smartphone, ocorre uma sequência de eventos. No iOS, por exemplo, a pessoa é redirecionada diversas vezes, e então lhe será oferecido para instalar aplicativos legítimos, os quais participam de esquemas pay-per-install – isto é, métodos que os cibercriminosos usam para ganhar dinheiro por cada instalação.

Se o usuário estiver utilizando Android, a instalação do aplicativo malicioso será oferecida imediatamente. E, para que as pessoas realmente sejam convencidas a instalarem o app, uma página falsa afirma que o dispositivo está infectado e, portanto, é preciso baixar e instalar o programa. O software malicioso aparece com nomes diferentes, aleatórios, dependendo do smartphone da vítima. Independentemente disso, sempre é instalada uma variante do Adware:AndroidOS.Dnotua, responsável por exibir propagandas excessivamente, entre outras ações danosas.

O cibercrime parece estar ligado a crackers do Leste Europeu, conhecidos por desenvolverem ataques avançados, além de venderem suas ferramentas de ataques e alugarem suas estruturas para grupos de cribercriminosos de outras partes do mundo — quase como um contrabando e/ou facilitadores de crimes cibernéticos. Essa cooperação não é uma novidade no Brasil, inclusive.