Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft vai integrar dados de empresas de segurança ao Windows Defender ATP

Por| 10 de Novembro de 2017 às 13h31

Link copiado!

Microsoft vai integrar dados de empresas de segurança ao Windows Defender ATP
Microsoft vai integrar dados de empresas de segurança ao Windows Defender ATP
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou nesta semana uma parceria com a BitDefender, Lookout e Ziften para integração de dados sobre ameaças e brechas de segurança à sua suite Windows Defender Advanced Threat Protection. Segundo a companhia, a ideia aqui é, principalmente, ampliar o rol de recursos disponíveis, principalmente, para as redes corporativas que possuem dispositivos com diferentes sistemas operacionais conectados.

O foco, principalmente, está nas plataformas Linux e macOS, para as quais a Bitdefender e a Ziften fornecerão a maior parte das informações, e também o Android e iOS, cujas ferramentas de detecção virão por meio da Lokout, que é especializada nas plataformas mobile. O conhecimento de ameaças Windows das três companhias também será unido ao banco de dados já disponibilizado pela Microsoft.

A ideia, de acordo com a companhia, é dar os clientes corporativos um maior rol de ferramentas, principalmente, de inteligência, para verificação de ameaças, brechas e possíveis tentativas de invasão. A implementação dos novos bancos de dados terão efeito imediato para os usuários e a Microsoft, inclusive, convida os administradores de sistemas a checarem o histórico dos últimos seis meses, quando a união for realizada, em busca de novas identificações que sejam feitas a partir das informações fornecidas pelas parceiras.

É importante não confundir a suite Advanced Threat Protection, entretanto, com as ferramentas do Windows Defender disponíveis ao usuário final. No caso da ATP, estamos falando de um pacote de ferramentas que não apenas garantem a proteção contra problemas de segurança, mas também realizam análises na rede, em busca de brechas em outros dispositivos ou na infraestrutura, bem como contém recursos de investigação e sugestão de respostas a incidentes de segurança.

Continua após a publicidade

As parcerias fazem parte de uma nova dinâmica de trabalho da Microsoft com suas ferramentas de segurança, iniciada a partir da aquisição da Hexadite, no começo deste ano. A ideia da empresa é seguir além das próprias barreiras, de forma a fornecer a melhor proteção possível a seus usuários, garantir a manutenção das redes para evitar futuros ataques e, principalmente, fomentar a investigação para que possíveis brechas possam ser corrigidas.

Nas palavras, a iniciativa já tem alguns meses, mas começou a ser implementada efetivamente nas últimas semanas, com o lançamento do Fall Creators Update para o Windows 10. A união dos bancos de dados do Defender ao das companhias parceiras ainda não tem data para acontecer, mas a ideia é que essa integração aconteça bem em breve.

Prova disso é o fato de que, na versão preview pública da ferramenta, já é possível encontrar os dados de inteligência obtidos a partir dos sistemas da Bitdefender, que deve ser a primeira a chegar também ao público em geral. O Defender ATP é parte integrante da versão Enterprise do Windows 10 e, cada vez mais, se posiciona como a grande solução da Microsoft no campo da segurança corporativa.

Fonte: ZDNet