Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft vai corrigir vulnerabilidade do Windows 10 informada pela NSA

Por| 14 de Janeiro de 2020 às 19h15

Link copiado!

Microsoft vai corrigir vulnerabilidade do Windows 10 informada pela NSA
Microsoft vai corrigir vulnerabilidade do Windows 10 informada pela NSA
Tudo sobre Microsoft

Você possivelmente já ouviu falar na NSA (sigla em inglês para Agência de Segurança Nacional), certo? É o órgão do governo americano para o qual Edward Snowden trabalhava e que, segundo ele, monitora usuários na internet com a desculpa de procurar por possíveis terroristas. Claro que isso resume bastante a questão, o negócio é bem mais complexo.

Pois bem, se conhece a fundo a história, provavelmente vai se surpreender com esta notícia: a Microsoft vai publicar, ainda nesta terça-feira, uma atualização do Windows 10 que inclui um pacote de correções para uma falha revelada pela NSA. Sim, a agência criada para obter informações e monitorar redes de comunicação americanas, que teoricamente poderia aproveitar as vulnerabilidades do sistema operacional, preferiu informar à Microsoft sobre a falha para que fosse corrigida.

Segundo o site ExtremeTech, a vulnerabilidade em questão afeta assinaturas digitais do Windows 10, o que poderia permitir a um software malicioso de se disfarçar de instalador legítimo sem que o sistema desconfiasse. Daí, o atacante poderia programar o software malicioso para instalar ainda mais malware, dando acesso total ao Windows.

Essa ferramenta poderia ser bastante útil à NSA para espionar os usuários — ou supostos terroristas, como a agência prefere descrever. Desde, claro, o alvo utilize o Windows 10. O que é uma boa chance, já que é o sistema operacional mais usado no mundo.

Continua após a publicidade

Fontes com familiaridade no assunto compararam esta falha à EternalBlue, vulnerabilidade presente em praticamente todas as versões do Windows até 2017 e vastamente utilizada pela própria NSA durante cerca de cinco anos. A correção teve que ser disponibilizada depois que a EternalBlue se tornou vastamente conhecida, abrindo espaço para atacantes do mundo inteiro, incluindo a campanha WannaCry.

A nova falha, no entanto, é considerada um pouco menos severa, mas ainda poderia ser utilizada para campanhas parecidas, então a NSA optou por informar à Microsoft, em vez de explorá-la. A correção está programada para chegar aos computadores do mundo todo ainda nesta terça-feira, na não-oficialmente chamada Patch Tuesday (que ocorre na segunda e, às vezes, quarta terça-feira do mês). Um comunicado sobre a falha também deve ser divulgado pela companhia.

Segundo a NSA, não há no momento nenhum software que explore a vulnerabilidade, mas isso pode mudar a qualquer momento. Por isso, assim que a atualização chegar em seu PC, é altamente recomendável que você a instale o quanto antes.

Continua após a publicidade

Fonte: ExtremeTech