Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft lança serviço que oferece próprios sistemas de segurança às empresas

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Maio de 2022 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O rol de mecanismos de segurança, sistemas de detecção de ataques e inteligência de ameaças da Microsoft, agora, poderão ser usados por empresas de todo o mundo. É essa a proposta do Security Experts, um novo serviço anunciado nesta segunda-feira (09) para reunir a experiência e tecnologia da gigante com a de seus parceiros, em prol de organizações que estejam interessadas em proteção gerenciada.

A ideia é oferecer o inventário de cibersegurança que é citado pela própria como um dos maiores do mundo a organizações de todos os portes, de forma direcionada e integrada a soluções já existentes. Dentro do ecossistema do Microsoft Security Experts, a companhia oferece três serviços iniciais, de acordo com a escala dos negócios e do tipo de infraestrutura que pode ser protegida.

Uma das plataformas, por exemplo, é focada em organizações que já tenham times de segurança robustos, mas desejem ajuda em operações de inteligência de ameaças e monitoramento de vetores de ataque. Já outra, batizada de XDR, é focada para empresas que buscam ampliar a própria resiliência e capacidade de defesa, enquanto uma terceira opção, focada em grandes corporações, combina as duas ideias, entregando o rol completo de soluções de proteção e gerenciamento de eventos da Microsoft.

Continua após a publicidade

“Construir e manter um time completo de segurança fica mais difícil a cada dia, principalmente diante das habilidades cada vez mais abrangentes que são necessárias para atender às demandas de proteção de hoje”, explica Vasu Jakkal, vice-presidente corporativa de segurança, conformidade, identidade e privacidade da Microsoft. De acordo com ela, é justamente nessa manutenção que o Security Experts se encaixa, reunindo tecnologia e mão de obra qualificada.

Os números apresentados pela companhia demonstram um pouco do tamanho deste guarda-chuva. Em 2021, a Microsoft afirma ter bloqueado mais de 9,6 bilhões de ameaças de malware e 35,7 bilhões de e-mails fraudulentos. São 900 tentativas de quebra de senha por força-bruta bloqueadas a cada segundo, enquanto os times de segurança rastreiam 35 famílias de ransomware e 250 bandos cibercriminosos, muitos deles ligados a estados-nação.

Escassez de mão de obra é desafio, parcerias são a solução

Continua após a publicidade

O lançamento da Microsoft também está relacionado ao que, hoje, é considerado um dos principais problemas do ambiente global de cibersegurança: a falta de profissionais qualificados. “A cada dia, se torna mais difícil para as empresas construírem e manterem um time completo, que atenda às demandas atuais e ao rol da habilidade que se expande cada vez mais”, explica Jakkal.

Com isso, aumenta o tempo necessário para detecção de uma brecha, que hoje, é de em média 287 dias, um total alarmante para a companhia. Além disso, em dados citados pela Microsoft, um em cada três posições de cibersegurança nos Estados Unidos está vazia, com as empresas à procura de especialistas em os encontrar. A falta de talentos, aponta a executiva, gerou um ponto de inflexão no setor e um prato cheio para os criminosos.

Com a nova plataforma, a Microsoft promete sanar o problema reunindo tecnologia e mão de obra humana. Isso também vale para o trabalho com parceiros, que se encontram atualmente desenvolvendo APIs que permitam a integração da plataforma do Security Experts com sistemas existentes. Além disso, o foco também envolve responder às ameaças de segurança que sempre estão surgindo.

Ao anunciar o projeto, a empresa de Redmond também convida interessados para se unirem aos esforços. A Microsoft já divulgou os requisitos mínimos de certificação e performance daqueles que desejarem se juntar à iniciativa, com mais detalhes sobre os benefícios aos parceiros a serem divulgados em julho deste ano.