Microsoft investe em "confiança zero" da Rubrik para melhorar defesa na nuvem

Microsoft investe em "confiança zero" da Rubrik para melhorar defesa na nuvem

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 18 de Agosto de 2021 às 23h20
Divulgação/Bethany Drouin/Pixabay

A Rubrik, plataforma especializada em oferecer serviços de nuvem baseadas no princípio da “confiança zero’, anunciou na última terça-feira (17) uma nova parceria com a Microsoft. O acordo prevê tanto um investimento financeiro feito pela dona do Windows quanto o fornecimento de novas soluções de segurança para a plataforma Azure e o ecossistema Microsoft 365.

A Rubrik opera partindo do princípio que todas as etapas e processos de um sistema estão suscetíveis a ataques. Com isso, ela cria soluções que garantem a autenticação de cada etapa e sua validação para garantir que uma ação pode ser realizada. Em um comunicado, a empresa afirmou que a parceira tem como objetivo combater os ataques de ransomware (sequestro digital), que tem registrado taxas de crescimento anual que superam os 150%.

Imagem: Divulgação/Rubrik

“O gerenciamento de dados da Rubrik foi criado para a nuvem desde o primeiro dia. Como parte dessa colaboração, consumidores e parceiros ganham proteção adicional de dados, garantindo que informações críticas do Microsoft 365 estão seguras, fáceis de descobrir e sempre acessíveis em casos de um ataque malicioso, ataque de ransomware, apagamento acidental ou corrupção”, afirma a companhia.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Modernizando proteções na nuvem

Fontes ouvidas pela Bloomberg afirmam que a Microsoft teria investido “algumas dezenas de milhões” na Rubrik, que atualmente possui uma avaliação de mercado de US$ 4 bilhões (R$ 21 bilhões na cotação atual). A empresa afirma que a parceria vai garantir proteção em aplicações críticas como SAP, SQL, Oracle, VMware e armazenamento conectado à rede (NAS) para mais de 2 mil clientes compartilhados ao redor do mundo.

Fundada em 2014, a Rubrik tinha como objetivo inicial modernizar o mercado de backups, transformando soluções antigas e explorando as novas possibilidades trazidas pela nuvem. Segundo Tyler Bryson, vice-presidente da Microsoft, a empresa oferece uma alternativa viável a empresas que são vítimas de ataques de ransomware e que precisam de maneiras de garantir que vão poder voltar a funcionar sem depender do pagamento de resgates.

Para Bryson, apesar de haver diversas soluções de backup e armazenamento disponíveis atualmente, muitas ainda estão suscetíveis às mesmas falhas que permitem os sequestros digitais. “Se você não criou com a arquitetura de rede moderna em mente, você pode descobrir que só recuperou algo que já foi comprometido”, alertou.

Fonte: ZDNet, Bloomberg, Rubrik

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.