Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Surfshark!

Microsoft e Nokia sofrem vazamento de dados de funcionários

Por  | 

Compartilhe:
Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash

Nesta semana, a Microsoft e a Nokia sofreram um vazamento de dados de milhares de funcionários. As informações foram disseminadas por um hacker chamado 888, em uma plataforma de crimes cibernéticos chamada Breach Forums. O próprio autor da publicação alegou que os dados foram obtidos por meio de empresas terceirizadas.

Isso quer dizer que os servidores da Microsoft e da Nokia não foram violados ou acessados ​​diretamente. Ao todo, o arquivo compartilhado pelo hacker contém dados de mais de 7.258 funcionários da Nokia e 2.047 funcionários da Microsoft.

Nenhuma senha ou dado financeiro foi compartilhado, então o impacto não foi tão severo para as vítimas. No entanto, as informações vazadas podem ser exploradas para várias atividades maliciosas, como roubo de identidade ou ataques de phishing.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os dados variam entre junho de 2022 e fevereiro de 2023, mas não ficou claro se estão relacionados a funcionários atuais ou antigos.

O que tem nos arquivos?

Os arquivos compartilhados pelo hacker 888 possuem informações específicas desses funcionários, como:

  • Cargo
  • Nome completo
  • Nome da empresa
  • Localização (país e estado)
  • Números de telefone
  • Endereços de e-mail

Os vazamentos de dados são uma grande preocupação dos especialistas em cibersegurança. Para se ter uma noção, em janeiro desde ano aconteceu o maior vazamento de dados da história, com 26 bilhões de registros de usuários de todo o mundo. 

Embora esse caso atual da Microsoft e da Nokia não tenha sido tão sensível, também é digno de preocupação.

Onde está o perigo?

Continua após a publicidade

Os nomes, e-mails e telefones podem ser usadas por criminosos para fraudes financeiras, onde contas bancárias são abertas ou empréstimos são feitos em nome da vítima.

Os criminosos também podem criar perfis falsos nas redes sociais ou em plataformas profissionais, utilizando as informações vazadas para enganar outras pessoas ou empresas.

Com o vazamento de dados, os funcionários da Nokia e da Microsoft também ficam vulneráveis a mensagens de phishing altamente direcionadas que parecem legítimas, na tentativa de obter mais informações sensíveis ou induzir a clicar em links maliciosos. Mas o perigo vai além: as informações ainda podem ser usados para criar ofertas de emprego falsas, atraindo vítimas.

Fonte: Hack Read