Mês Internacional da Internet Segura: um desafio para profissionais de marketing

Por Colaborador externo | 15 de Fevereiro de 2020 às 08h00
KenoKickit/Shutterstock

por Isadora Toledo*

De vídeos de gatinhos fofos até notícias sobre a economia global atualizadas em tempo real: graças à Internet, temos acesso à informação de forma cada vez mais rápida e facilitada. Notebooks, tablets, celulares… tudo isso faz com que a gente receba um verdadeiro bombardeio de informações durante o dia, não é mesmo? 

Da mesma forma que são divulgadas informações relevantes, também são propagados discursos de ódio, material impróprio, uso de dados pessoais de forma imprópria e as famosas fake news. Para se ter uma ideia, de acordo com a ONG SaferNet Brasil, em 2019 as denúncias de crimes cibernéticos aumentaram 110% em relação à 2017.

Todos esses problemas online fazem que o usuário tenha medo de utilizar as redes — o que faz com que nós, profissionais de marketing digital, tenhamos que enfrentar mais uma barreira na hora de conseguir informações sobre nossos potenciais clientes. Mas, ao mesmo tempo que isso pode parecer um verdadeiro pesadelo, saiba que é possível fazer disso uma ferramenta incrível para fazer negócios!

Para começo de conversa, tenha em mente que a sua marca precisa ter transparência com os usuários e, com a Lei Geral da Proteção de Dados, logo mais (agosto de 2020, para ser mais exata) o consentimento do usuário será, literalmente, lei! Abaixo, você pode conferir algumas das decisões que caberão a ele:

  • decidir quais dados podem ser tratados ou não;
  • acessar todos os seus dados e corrigi-los a qualquer momento;
  • solicitar a remoção completa de suas informações do seu banco de dados a qualquer momento;
  • solicitar a portabilidade dos dados para outro fornecedor de serviços/produtos;
  • revogar o consentimento de uso de dados.
  • Mas, não pense que as iniciativas para um universo digital mais seguro acabam por aqui!

Em 2009, a Rede Insafe na Europa criou o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day) — uma iniciativa que reúne mais de 140 países, com a finalidade estimular que empresas e usuários ao redor de todo o mundo utilizem a Internet de uma forma mais consciente. Este ano, a data foi celebrada em 11/02!

A ideia é que esse movimento crie ainda mais força a cada ano, e você é parte importantíssima desse processo! Quer saber como colaborar?

  • fale sobre o tema com amigos, familiares, alunos e colegas de trabalho;
  • sempre verifique a veracidade de informações antes de divulgá-las;
  • denuncie ao ver que material impróprio está sendo divulgado.

Então, aproveite o Dia da Internet Segura e faça a sua parte! Monte as suas ações e incentive boas práticas. A consequência será um ambiente seguro, em que você e todos os seus clientes têm o controle de suas informações, fazendo com que a confiança seja cada vez maior. Vamos colocar a mão na massa?

*Isadora Toledo, Inbound Manager da startup Hubify, residente no Cubo Itaú

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.