Megaoperação policial desliga mil servidores de hackers em todo o mundo
Por Jaqueline Sousa • Editado por Jones Oliveira |

Uma operação coordenada pela Europol e Eurojust desmantelou uma rede criminosa envolvendo a disseminação dos malwares Rhadamanthys Stealer e Venom RAT, além do bot Elysium. O grupo de softwares maliciosos era usado em ataques de ransomware ao redor do mundo.
- Cibersabotagem em infraestruturas essenciais se torna ameaça crescente
- Malware GootLoader voltou e usa truque de fonte para invadir PCs via WordPress
Intitulada Operação Endgame, a ação entrou em nova fase nesta segunda-feira (10) e prendeu o principal suspeito por trás da criação do Venom RAT, detido na Grécia no dia 3 de novembro. As autoridades desativaram mais de 1 mil servidores e cerca de 20 domínios foram apreendidos.
Em comunicado à imprensa, a Europol afirmou que a rede de malware continha “centenas de milhares de computadores infectados” com “milhões” de credenciais roubadas. A agência policial ainda ressaltou que muitas vítimas dos ataques nem sequer tinham conhecimento de que seus sistemas estavam comprometidos.
Prejuízo global
Como descoberto pela operação, uma das últimas ações do malware Rhadamanthys Stealer foi observada em outubro deste ano. O software malicioso, de acordo com análise da Check Point, conseguia coletar impressões digitais de dispositivos e navegadores, passando despercebido pela vítima.
Além disso, as autoridades de inteligência detectaram que o cibercriminoso investigado tinha coletado cerca de 100 mil carteiras de criptomoedas das vítimas, o que poderia equivaler a milhões de euros.
Outro ponto destacado pela investigação tem relação com o bot Elysium, cuja existência segue em análise. Isso porque as autoridades não identificaram se esse software malicioso, que é associado à operação do Rhadamanthys, é o mesmo bot investigado originalmente pela agência.
Leia também:
- Spywares governamentais são usados para espionar jornalistas e opositores
- Vulnerabilidade no Monsta FTP expõe milhares de sites a invasão de hackers
- Grupo hacker chinês retorna com backdoors atualizados mirando América Latina
Fonte: The Hacker News