Marketplace ilegal no Telegram encerra operações subitamente
Por Jaqueline Sousa • Editado por Jones Oliveira |

O Tudou Guarantee Marketplace, um serviço ilícito de transações monetárias no Telegram, encerrou suas operações.
- Líder de grupo de ransomware é adicionado ao "alerta vermelho" da Interpol
- IA ALOHA reduz tempo de análise de ciberataques de semanas para horas
Segundo informações da empresa de análise de blockchain Elliptic, a decisão ocorreu depois de um período de crescimento significativo para a plataforma, que teria processado mais de US$ 12 bilhões em transações. Isso transformou o marketplace no terceiro mercado ilegal mais lucrativo da história.
A Elliptic identificou também que algumas operações do Tudou Guarantee continuam em pleno funcionamento na plataforma, como jogos de azar. De acordo com os especialistas, não se sabe se isso tem relação com um fechamento em etapas, ou uma mudança de foco para longe de atividades fraudulentas.
Mercado bilionário
Não é de hoje que o Telegram serve como base para operações ilícitas cuja maioria das transações bilionárias vem de ações criminosas. O Tudou Guarantee, por exemplo, é apenas um entre vários marketplaces usados por golpistas digitais para movimentar dinheiro ilegal.
Com uma ação do Telegram para encerrar esses mercados ilegais em 2025, houve uma migração de clientes para o Tudou Guarantee, que ganhou uma maior visibilidade depois disso. Entre os serviços oferecidos pela plataforma estão dados pessoais roubados, lavagem de dinheiro, infraestrutura para golpes (sites de phishing e plataformas de investimento fraudulentas), softwares de deepfake e clonagem de voz.
Apesar do encerramento das operações do marketplace, que pode ter relação com uma ação policial contra um conglomerado cambojano chamado Prince Group, ainda há muito a se fazer para combater esses mercados ilícitos, já que outras plataformas semelhantes seguem em atividade.
Na visão de Tom Robinson, fundador da Elliptic, isso representa um problema para o contexto atual, com fraudes se tornando mais sofisticadas e difíceis de serem combatidas. Considerando que o Telegram parece estar fechando os olhos para essas movimentações, a situação fica ainda mais complexa.
“O Telegram não está mais tomando nenhuma medida contra esses mercados fraudulentos. Logo, não há necessidade deles [os golpistas] migrarem para outras plataformas de mensagens”, Robinson explicou.
Leia também:
- Cisco corrige falha de segurança séria explorada por hackers chineses
- Provando o próprio veneno: hackers do malware StealC são hackeados
- Campanha usa falsa extensão de bloqueio de anúncios no Chrome para roubar dados
Fonte: The Hacker News