Publicidade

Golpe baixo: malware publica opiniões falsas em lojas de aplicativos

Por  | 

Compartilhe:
avira
avira

Nesta quinta-feira (16), pesquisadores da Kaspersky detectaram um trojan que visita lojas de download de aplicativos e publica opiniões falsas em nome do usuário, que ficam ocultas para o proprietário do dispositivo. Apelidado de "Shopper", o malware se destaca pelo uso dos serviços de acessibilidade do Google. Estes serviços, projetados para ajudar pessoas com deficiência, transmitem o conteúdo dos aplicativos em formato de áudio e automatizam a interação com a interface do usuário. Nas mãos dos criminosos, essa função representa uma séria ameaça ao proprietário do dispositivo.

Depois de ter permissão para usar o serviço, o malware consegue interagir com a interface e os aplicativos do sistema de forma quase ilimitada, como capturar dados na tela do dispositivo, pressionar teclas e até imitar gestos do usuário. Segundo especialistas, ele pode ser baixado a partir de anúncios fraudulentos ou lojas de aplicativos de terceiros - enquanto tentam ser aprovados como um app legítimo.

O programa é mascarado como um aplicativo do sistema e usa um ícone chamado "ConfigAPKs" para se esconder do usuário. Depois de desbloquear a tela, o aplicativo começa a coletar informações sobre o dispositivo da vítima e as envia para os servidores do invasor. Este, por sua vez, retorna com os comandos para o aplicativo ser executado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os perigos do Shopper

De acordo com os especialistas, o Shopper pode usar a conta do Google ou Facebook da vítima para se inscrever em aplicativos de compras e entretenimento mais populares, como AliExpress, Lazada, Zalora, Shein, Joom, Likee e Alibaba, avaliar apps da Google Play em nome do proprietário do dispositivo e até revisar os direitos de uso dos serviços de acessibilidade.

Se a permissão não for concedida, o criminoso enviará uma solicitação através de uma mensagem de phishing, além de desativar o Google Play Protect, função que executa uma verificação de segurança dos aplicativos da Google Play Store antes de baixá-los ou abrir links recebidos do servidor remoto em uma janela invisível e ocultar-se no menu do aplicativo após desbloquear várias telas.

O malware também costuma exibir anúncios desbloqueando a tela do dispositivo e criando etiquetas para os anúncios no menu de aplicativos, baixar aplicações da loja Apkpure.com e instalá-las, abrir e instalar aplicações de publicidade da Google Play. A Kaspersky ainda conta que, de outubro a novembro de 2019, a maior parte dos usuários infectados pelo Trojan-Dropper.AndroidOS.Shopper.a estão na Rússia (28,46% do total) e, em seguida, vem o Brasil, com 18,70% das infecções em âmbito global, e a Índia com 14,23%. Dos países latino-americanos, o México e a Argentina ocupam o quinto e o décimo segundo lugar no mundo, respectivamente.

Dicas para evitar o Shopper

Para evitar ser infectado por malware como esse, a Kaspersky aconselha os internautas a tomar cuidado com apps que exijam o uso de serviços de acessibilidade que sejam criados para esta função e verificar sempre as permissões para ver o que os aplicativos instalados podem fazer. Não instalar apps de fontes não confiáveis, mesmo que sejam anunciados ativamente, e bloqueie a instalação de programas de fontes desconhecidas no menu de configurações do smartphone também faz parte da recomendação da empresa.

Continua após a publicidade

Além disso, usar uma solução de segurança em seu dispositivo para te ajudar a identificar solicitações potencialmente perigosas ou questionáveis feitas pelos aplicativos é uma boa, segundo a empresa.