Lista vazada com dados falsos de cartões Nubank faz parte de uma pegadinha

Por Stephanie Kohn | 23 de Abril de 2019 às 15h01
Canaltech
Tudo sobre

Nubank

Saiba tudo sobre Nubank

Ver mais

O site Pastebin foi alvo de um experimento interessante. Nesta segunda-feira (23), um usuário anônimo do serviço compartilhou um arquivo que supostamente revelava dados de aproximadamente 8 mil cartões de crédito Nubank. A lista trazia números dos cartões, datas de validade e códigos de segurança.

No entanto, os dados eram falsos e foram propositalmente compartilhados como um alerta. De acordo com o criador da pegadinha, a ideia era mostrar o impacto de uma fake news no mercado de segurança. Veja abaixo o texto publicado por ele no próprio Pastebin:

Hoje de madrugada foi compartilhado um Paste contendo aproximadamente 8 mil cartões com BIN Nubank, em resumo adianto que TODOS são falsos, foram gerados no site: https://namso-gen.com

Decidi fazer esse "Trap" para demonstrar o impacto de uma "Fake News" no mercado de segurança, onde no mercado atual praticamente todos os analistas e profissionais só pensam em compartilhar, sem avaliar ou estudar o contexto dos dados, gerando muitas vezes pânico desnecessário e repercussão negativa na mídia.

Cada dia há mais a veiculação em massa de notícias sem checagem dos fatos e das fontes, e isso tem causado grandes impactos negativos na sociedade, inclusive no mundo de segurança como vimos neste exemplo, visto que muitas pessoas não sabem discernir a realidade de boatos ou mentiras.

No Pastebin abaixo, e compartilhado por centenas de pessoas e profissionais de segurança, existem algumas Flags que poucas (muito poucas) pessoas conseguiram detectar, mesmo que algumas delas estejam bem na cara, comprovando a imediata prova de que se tratava de um "teste", algo parecido com CTF.

Vamos avaliar tudo, antes de sair compartilhando, blz galerinha?

Vale ressaltar que o Canaltech teve acesso à lista dos supostos dados vazados na manhã desta terça-feira (23), mas não divulgou a notícia justamente por não ter confirmado a veracidade das informações. O Canaltech tem o forte compromisso com a ética jornalística e somente publica informações de fontes confiáveis e/ou que tenham sido confirmadas pelos nossos jornalistas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.