Hoje é o Dia Mundial da Senha; confira dicas para criar uma palavra-passe segura

Por Ramon de Souza | 03 de Maio de 2018 às 16h58

Você pode não saber, mas, nesta quinta-feira (3) é comemorado o Dia Mundial da Senha — conhecido internacionalmente como World Password Day. Trata-se de uma data que visa lembrar aos internautas a importância de se utilizar uma senha segura para realizar a autenticação em serviços online, levando em conta o crescente número de golpes e ataques cibernéticos ao redor do globo.

Querendo ou não, as passwords continuam sendo a principal credencial no mundo virtual — de acordo com a FirstSecurity, empresa brasileira do ramo de segurança cibernética, um usuário “padrão” utiliza ao menos 26 serviços na web (dentre redes sociais a lojas virtuais) que exigem uma senha. E, caso você não tome o cuidado de configurar uma palavra-passe que seja forte o suficiente, as chances de ter seus dados roubados aumentam consideravelmente.

Hoje em dia, não adianta mais usar senhas simples com oito dígitos e com palavras disponíveis no dicionário. Nomes também devem ser evitados. Utilizando softwares e métodos específicos, qualquer criminoso é capaz de “adivinhar” uma password baseada em termos comuns, uma técnica popularmente conhecida como brute force. Sendo assim, quanto mais aleatória e “bagunçada” for a sua credencial, melhor. Isso evita que ela seja descoberta por sistemas automatizados criados especialmente para essa finalidade.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

As melhores passwords são justamente aquelas que, por serem tão complexas, são impossíveis de serem decoradas e não são utilizadas em outros lugares. Isso torna necessário a utilização de um gerenciador de senhas, que nada mais é do que um software que guarda todas as credenciais em um cofre seguro, auxiliando o usuário na hora de realizar o login. Existem diversas alternativas disponíveis no mercado, e, embora a maioria seja paga, vale a pena cogitar tal investimento.

Por fim, lembre-se sempre de alterar suas senhas constantemente e monitorar eventuais vazamentos nos bancos de dados dos serviços que você utiliza (o site Have I been Pwned é uma excelente ferramenta para tal). Caso possa, lembre-se também de ativar a autenticação de dois fatores — com ela, você recebe um PIN numérico randômico em seu celular sempre que fizer login em um novo dispositivo, impedindo que pessoas não-autorizadas acessem sua conta mesmo com posse de sua senha.

Fonte: FirstSecurity, Avast, National Day Calendar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.