Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hoje é o Dia Mundial da Senha; confira dicas para criar uma palavra-passe segura

Por| 03 de Maio de 2018 às 16h58

Link copiado!

Hoje é o Dia Mundial da Senha; confira dicas para criar uma palavra-passe segura
Hoje é o Dia Mundial da Senha; confira dicas para criar uma palavra-passe segura

Você pode não saber, mas, nesta quinta-feira (3) é comemorado o Dia Mundial da Senha — conhecido internacionalmente como World Password Day. Trata-se de uma data que visa lembrar aos internautas a importância de se utilizar uma senha segura para realizar a autenticação em serviços online, levando em conta o crescente número de golpes e ataques cibernéticos ao redor do globo.

Querendo ou não, as passwords continuam sendo a principal credencial no mundo virtual — de acordo com a FirstSecurity, empresa brasileira do ramo de segurança cibernética, um usuário “padrão” utiliza ao menos 26 serviços na web (dentre redes sociais a lojas virtuais) que exigem uma senha. E, caso você não tome o cuidado de configurar uma palavra-passe que seja forte o suficiente, as chances de ter seus dados roubados aumentam consideravelmente.

Hoje em dia, não adianta mais usar senhas simples com oito dígitos e com palavras disponíveis no dicionário. Nomes também devem ser evitados. Utilizando softwares e métodos específicos, qualquer criminoso é capaz de “adivinhar” uma password baseada em termos comuns, uma técnica popularmente conhecida como brute force. Sendo assim, quanto mais aleatória e “bagunçada” for a sua credencial, melhor. Isso evita que ela seja descoberta por sistemas automatizados criados especialmente para essa finalidade.

As melhores passwords são justamente aquelas que, por serem tão complexas, são impossíveis de serem decoradas e não são utilizadas em outros lugares. Isso torna necessário a utilização de um gerenciador de senhas, que nada mais é do que um software que guarda todas as credenciais em um cofre seguro, auxiliando o usuário na hora de realizar o login. Existem diversas alternativas disponíveis no mercado, e, embora a maioria seja paga, vale a pena cogitar tal investimento.

Continua após a publicidade

Por fim, lembre-se sempre de alterar suas senhas constantemente e monitorar eventuais vazamentos nos bancos de dados dos serviços que você utiliza (o site Have I been Pwned é uma excelente ferramenta para tal). Caso possa, lembre-se também de ativar a autenticação de dois fatores — com ela, você recebe um PIN numérico randômico em seu celular sempre que fizer login em um novo dispositivo, impedindo que pessoas não-autorizadas acessem sua conta mesmo com posse de sua senha.

Fonte: FirstSecurity, Avast, National Day Calendar