Gradient: usuários desconfiam de segurança do app de edição de fotos

Por Nathan Vieira | 20 de Outubro de 2019 às 15h02

Sabe quando você não tem nada para fazer na internet e de repente aparece aquele app com uma proposta irrecusável, tipo te transformar em uma pessoa famosa? Pois é justamente essa a finalidade do Gradient, que tem conquistado a atenção dos usuários. Basicamente, o app pega a foto de uma pessoa e faz uma fusão dessa foto com a de alguma celebridade, como se estivesse transformando o usuário no famoso em questão. Deu para entender, certo?

No entanto, enquanto alguns usuários se divertem com as combinações tão improváveis fornecidas pelo app de edição de fotos, outros estão muito preocupados com a segurança. O medo é que as fotos e dados coletados pelo aplicativo pudessem ser arquivadas e usadas para outros fins. 

Essa desconfiança não é sem fundamento. Acontece que em julho deste ano, o FaceApp, aplicativo russo que simplesmente tomou conta da internet mundial ao envelhecer fotos de usuários, passou a ser alvo de um pedido polêmico do senador norte-americano Chuck Schumer: o político queria que o FBI e a Comissão Federal de Comércio (FTC) investigassem os riscos à segurança nacional e à privacidade das pessoas. Na época, Schumer disse que o fato de o FaceApp ter sido desenvolvido na Rússia era causa de desconfiança. Frente ao alvoroço dos usuários em torno das questões de segurança, a Gradient não ficou calada e emitiu um documento público de termos e condições, alegando que "não reivindica a propriedade do conteúdo que você carrega por meio do serviço".

Gradient transforma pessoas em famosos, ou até famosos em outros famosos

O Gradient foi lançado originalmente apenas para ser mais um app para edição de fotos, mas teve uma sacada de mestre com essa história de transformar usuários em famosos. Por incrível que pareça, muitas celebridades curtiram o app e experimentaram, o que ajudou bastante na divulgação. Kylie Jenner, por exemplo, compartilhou que o aplicativo a "transformou" em sua irmã, Kendall Jenner, enquanto o apresentador Jimmy Kimmel ficou a cara do ator Matt Damon. 

Fonte: UOL

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.