Google lança extensão para Chrome que avisa se sua senha foi vazada

Por Renato Mota | 05 de Fevereiro de 2019 às 15h15
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Não são raros os casos de vazamento de logins e senhas a partir dos bancos de dados de sites e redes sociais. São dados de milhões de usuários, e acaba sendo difícil para o internauta buscar em todas as listas para saber se também foi vítima dos mais recentes ataques. Para ajudar a garantir a segurança das suas informações online, o Google criou uma extensão para o Chrome que avisa se seu login e senha foram expostos na internet.

O Password Checkup foi lançado para comemorar o Dia da Internet Segura, e está conectado a um banco de dados com mais de 4 bilhões de credenciais que foram registradas como comprometidas. Quando o usuário faz login num site, a extensão poderá acionar um aviso automático que sugere que a senha seja alterada.

“Desenvolvolvemos o Password Checkup em conjunto com especialistas em criptografia da Universidade de Stanford para garantir que o Google não capture seu nome de usuário ou senha, e que os dados de violação permaneçam seguros contra uma exposição mais ampla”, explica a equipe de segurança da empresa, no blog oficial. A extensão também alerta para nomes de usuário e senhas que são considerados inseguros.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A extensão de verificação de senha já está disponível para o Chrome. O Google alerta que como esta é a primeira versão, a empresa continuará aprimorando a ferramenta nos próximos meses, “inclusive melhorando a compatibilidade do site e a detecção de campo de nome de usuário e senha”.

Fonte: Google Security Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.