Google desiste de monitorar a Dark Web e vai apagar dados em fevereiro
Por Lillian Sibila Dala Costa • Editado por Jones Oliveira |

Introduzida pela Google em março de 2023, a ferramenta Relatório da Dark Web pode ser usada por usuários para notificá-los caso seu e-mail ou outras informações pessoais sejam encontradas nessa sessão mais “escondida” da internet. A empresa, no entanto, anunciou que vai descontinuar a funcionalidade em 2026, apagando todos os dados coletados em fevereiro.
- Deep web vs dark web: Desmistificando o que existe nas "profundezas" da internet
- O que é phishing e como se proteger?
A ferramenta funciona escaneando a dark web e identificando informações pessoais do usuário, notificando onde elas estão e qual tipo de dado foi exposto, encorajando ações para proteger esses dados. Caso seja o e-mail, por exemplo, é aconselhado que seja ligada a autenticação por dois fatores para a proteção da conta Google, evitando acessos indesejados.
O fim do relatório da dark web
Segundo a gigante da tecnologia, os resultados da dark web deixarão de ser monitorados em 15 de janeiro de 2026, e os dados coletados não ficarão mais disponíveis a partir de 16 de fevereiro do mesmo ano.
Em comunicado, a Google afirmou que, apesar de ser útil em oferecer informações gerais, feedback sobre a ferramenta revelou que ela não providenciava um guia de próximos passos eficiente o bastante para a proteção dos dados.
Com o fim da função, a empresa passará a focar em ferramentas que ofereçam passos mais claros e fáceis para proteger informações pessoais tornadas públicas.
A Google continuará, de acordo com o comunicado, a monitorar e proteger os usuários de ameaças digitais, construindo ferramentas de auxílio aos clientes. Aplicativos como Google Password Manager e Password Checkup Tool são exemplos disso.
Nesse meio tempo, a companhia encoraja os usuários a usar ferramentas já estabelecidas, como a Verificação de Segurança e Privacidade, Passkey (Chave de Acesso), Verificação de Duas Etapas, Gerenciador de Senhas Google e Verificação de Senhas.
Também é possível utilizar a página “Resultados Sobre Você”, que permite encontrar e requisitar a remoção de informações pessoais de resultados no buscador Google, como telefone e endereço, por exemplo.
Leia mais no Canaltech:
- Nova campanha de phishing espalha infostealer por arquivos ISO em e-mails
- Downloads falsos de Teams e Meet são a nova armadilha para espalhar vírus
- Hackers ameaçam divulgar histórico de usuários Premium do Pornhub
VÍDEO | Sabia que seu Android tem novas proteções contra roubo no Brasil? Ative já e fique seguro!
Fonte: Google