Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chat avisará usuários sobre links perigosos

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Maio de 2022 às 22h20

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google anunciou uma extensão de seus avisos de phishing também ao Chat e vai passar a exibir alertas sempre que links perigosos forem enviados aos usuários. O objetivo é alertar sobre campanhas de phishing ou sites maliciosos, que podem tentar roubar dados ou a conta dos utilizadores a partir das mensagens, mesmo que elas venham de contatos conhecidos.

A ideia é expandir um sistema de proteção que está ativo há anos no Gmail e, recentemente, teve sua chegada anunciada ao Docs, que também passará a ter alertas semelhantes. Os avisos vermelhos, aliás, já são velhos conhecidos de quem usa o sistema de e-mail do Google, indicando a possibilidade de risco no acesso às páginas; no caso do correio eletrônico, tais mensagens costumam ser catalogadas como spam.

Continua após a publicidade

Agora, elas passam a surgir também nas janelas de chat, alertando em alto e bom som aos usuários sobre o risco. Usuários corporativos e finais das soluções de comunicação do Google passam a receber o recurso ao longo das próximas semanas; nenhum tipo de ação prévia será necessária, com os alertas sendo ativados por padrão e aparecendo sempre que houver risco.

A medida aproveita a cobertura que já é dada pela gigante a seus outros serviços. No início de maio, quando anunciou a chegada de alertas desse tipo ao Google Docs, a empresa também apresentou números relacionados a seus sistemas de proteção, que já bloquearam mais de 15 bilhões de mensagens de spam, com sistemas de inteligência artificial que detectam campanhas de phishing ainda em seus estágios iniciais.

Fonte: Google