Google anuncia novidades na segurança do Android para pequenos e médios negócios

Google anuncia novidades na segurança do Android para pequenos e médios negócios

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 22 de Junho de 2021 às 17h20
Divulgação/Vox Mobile

Ciente de que cada vez mais dispositivos Android são usados para realizar negócios ao redor do mundo, o Google preparou uma nova solução de segurança para pequenos e médios negócios. Anunciado oficialmente nesta terça-feira (22), o Android Enterprise Essentials pretende ser uma solução acessível em meio a uma onda de ciberataques.

Segundo a empresa, a nova solução surge em resposta a um aumento de 47% no número de ataques virtuais a companhias desde o início da pandemia do COVID-19. O foco em pequenas e médias empresas se deve à vulnerabilidade financeira delas: 10% delas declaram falência e outras 25% são forçadas a encerrar suas atividades caso uma brecha de segurança em seus sistemas seja explorada por criminosos.

Imagem: Divulgação/Google

A novidade traz algumas comodidades que antes estavam restritas aos planos Android Enterprises, voltado a empresas de grande porte. Os assinantes podem configurar uma tela de bloqueio e a criptografia de dispositivos para evitar o acesso não autorizado a dados sensíveis de suas companhias, bem como adotar sistemas de proteção obrigatórios do Google Play Protect que impede funcionários de baixar apps localizados fora da loja Google Play.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Proteções acessíveis e fáceis de configurar

Para completar, o Android Enterprise Essentials também permite que todos os dados sensíveis contidos em um dispositivo sejam apagados remotamente caso ele seja perdido ou roubado. O Google promete que as proteções são aplicadas de forma automática e não exigem muitos treinamentos para serem gerenciadas — as empresas precisam simplesmente adquirir os dispositivos e enviá-los a seus funcionários para que tudo funcione.

Imagem: Divulgação/Google

A empresa também posiciona a novidade como uma extensão de seus sistemas de proteção tradicionais para áreas das grandes companhias que não precisem do gerenciamento avançado de dispositivos. No momento de sua estreia, o novo programa está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Alemanha, por meio de parceiros como a Barcode Warehouse e a Telserve, com a promessa de que mais países devem ser incluídos em breve.

Fonte: Android Enterprise Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.