Google ajuda educadores, pais e responsáveis a aumentar segurança das crianças
Por Dácio Castelo Branco • Editado por Claudio Yuge |

A próxima terça-feira (8) comemora-se o Dia Internacional da Internet Segura, data criada com o objetivo de ensinar aos usuários da rede os seus perigos e como evitar correr riscos nela. Mas junto dos adultos, crianças também utilizam cada vez mais a tecnologia, o que fez o Google criar a plataforma Seja Incrível na Internet.
- Linguagens de programação exóticas são usadas para criar ameaças "indetectáveis"
- O que é ransomware? Aprenda tudo sobre a ameaça e como removê-la
O site Seja Incrível na Internet é plataforma educativa voltada a contribuir para que crianças tenham uma experiência mais segura e confiante no ambiente on-line.
O site conta com uma série de materiais e ferramentas desenvolvidas em parceria com especialistas globais em segurança digital, como Safernet, ConnectSafely e Family Online Safety Institute, com orientações, dicas, atividades e ferramentas para preparar crianças para usar a Internet de modo consciente e seguro.
Entre as principais funções presentes no Seja Incrível na Internet, estão o Currículo do Seja Incrível na Internet, que conta complanos de aula sobre fundamentos de segurança e cidadania digital para serem usados nas salas de aula; o Guia da Família; o jogo educativo Interland; e, por fim, o guia de Bem-estar Digital.
Trilha educativa para o uso de internet por crianças
O programa educativo se divide entre cinco trilhas:
- Não caia em armadilhas (Fique Atento na Internet);
- Proteja seus segredos (Seja Forte na Internet);
- É legal ser gentil (Seja Gentil na Internet);
- Na dúvida, fale com alguém (Seja Corajoso na Internet);
- Compartilhe com cuidado (Seja Inteligente na Internet).
Neste último tópico, o objetivo é incentivar nas crianças o cuidado no momento de compartilhar informações e conteúdos na Internet, tratando a comunicação on-line da mesma forma que a offline.
A segurança e a privacidade são outros temas essenciais, na internet e também na vida real. Proteger detalhes pessoais e outras informações valiosas ajuda as crianças a evitar danos a dispositivos e problemas com a reputação e os relacionamentos delas. Os pais podem aproveitar para ensinar seus filhos sobre a importância de pensar senhas difíceis e de não repeti-las em plataformas diferentes.
Por fim, o programa também destaca como, na Internet as pessoas e situações nem sempre são o que parecem, mostrando formas dos pais conversarem com as crianças sobre desinformação e phishing na rede, preparando-as para os perigos eventuais.
A plataforma Seja Incrível na Internet pode ser acessada aqui.
Limites para as crianças na internet
Além da plataforma de aprendizado Seja Incrível na Internet, o Google também oferece o Family Link, uma ferramenta disponível gratuitamente para Android e iOS que coloca os pais e responsáveis no controle sobre os aplicativos e o conteúdo que é disponibilizado para as crianças.
A partir deste software, é possível definir por quanto tempo os jovens poderão acessar o material, acessar informações sobre a localização do dispositivo móvel da criança em tempo real e também bloquear o celu.ar