Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe que utiliza imagem da Netflix preocupa usuários latino-americanos

Por| 15 de Janeiro de 2020 às 17h41

Link copiado!

Golpe que utiliza imagem da Netflix preocupa usuários latino-americanos
Golpe que utiliza imagem da Netflix preocupa usuários latino-americanos
Tudo sobre Netflix

Nesta quinta-feira (15), a ESET, empresa de detecção de ameaças, revelou a existência de um novo golpe identificado na América Latina, semelhante ao que ocorreu no Brasil em 2019, que utiliza a imagem da Netflix para roubar dados de cartão de crédito dos usuários do serviço de streaming.

Presente em países falantes de língua espanhola na América Latina, esse golpe começa com um email dos criminosos se passando pela Netflix, e na mensagem a vítima recebe um aviso de que se não completar informações que faltaram no cadastro, ou que estavam incorretas, a conta seria suspensa dentro de 72 horas. O usuário que acredita na mensagem acaba passando suas informações para os criminosos, e tem seus dados roubados por eles.

Apesar do email parecer legítimo, a ESET explica que existem diversas maneiras de reconhecer um golpe. Algumas das dicas dos especialistas são prestar atenção no remetente, já que mesmo que o nome da empresa apareça, se você analisar com calma, é possível perceber que não se trata de um contato oficial de um domínio da Netflix. Além disso, o link recebido, mesmo que o remetente pareça real, às vezes o site que o link te direciona é falso, por isso, esteja atento ao domínio do site e outros sinais, como erros gramaticais ou sites em línguas estrangeiras.

Continua após a publicidade

A empresa também recomenda conferir o certificado de SSL. Aquele cadeado ao lado da URL dos sites é, na verdade, um certificado de segurança, porque ele mostra que os dados sigilosos inseridos naquele site estão sendo criptografados, o que protege sua informação de criminosos e torna mais difícil roubar seus dados. A ESET também reforça que nem sempre um site com cadeado é seguro, mas é possível conferir sua origem ao clicar no símbolo e ver a organização responsável por ele.

Outro ponto recomendado pelos especialistas é entrar em contato com a empresa suposta remetente da mensagem por canais oficiais, como telefones fornecidos no site oficial e redes sociais. caso esteja em dúvida da veracidade da mensagem. "Tenha uma solução de segurança instalada e atualizada, dessa maneira se algum arquivo malicioso for baixado no seu computador, celular ou tablet, ou você acessar algum site malicioso, a solução identifica o problema e serve como barreira", aconselha a empresa.