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Golpe por SMS usa falso 0800 para roubar cartões de crédito

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Fevereiro de 2023 às 12h20

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(Imagem: Reprodução/Ketut Subiyanto/Pexels)
(Imagem: Reprodução/Ketut Subiyanto/Pexels)

Uma nova onda de golpes do falso 0800 está atingindo clientes do Banco Itaú. Por meio de uma mensagem SMS, os golpistas informam correntistas sobre o agendamento de uma transferência de alto valor, acompanhada de um número de telefone igualmente falso para dúvidas. No contato, eles tentam obter dados financeiros e números de cartões de crédito.

Nas mensagens visualizadas pelo Canaltech, o suposto valor transferido era o mesmo, R$ 3.300, mas os SMS eram enviados por números celulares diferentes. A falsa central de atendimento também era a mesma, com direito a música de espera similar a usada em serviços do tipo, mas sem citar especificamente o banco do qual o cliente aguarda suporte.

Em contato feito pela reportagem, o suposto atendente só se identificou como funcionário do Itaú depois de ser informado sobre a suposta transferência. Após falar rapidamente sobre procedimentos de segurança, ele solicitou informações como números de agência e conta, assim como dados do cartão de crédito para bloqueio.

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O método é similar a outros golpes que estão circulando, pelo menos, desde janeiro do ano passado. Por meio dos SMSs fraudulentos, os clientes são informados sobre transferências ou Pix de alto valor para o mesmo dia em que as mensagens são enviadas, com os criminosos apostando na pressa para solucionar o que seria uma operação não autorizada, com grande perda de dinheiro, para completar a fraude.

Chama a atenção, porém, o uso de um número 0800 para realização dos crimes. Como apontou a empresa de cibersegurança Kaspersky em um alerta sobre esse tipo de golpe, esse tipo de registro não costuma ser fácil e é normalmente restrito a empresas reconhecidas. “O golpe da falsa central bancária busca coletar cartões válidos, [com o formato] mostrando o quanto as fraudes estão refinadas”, completa Fabio Assolini, diretor da equipe de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina.

Como se proteger do golpe do falso 0800?

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Em suas páginas de segurança, o próprio Itaú alerta para a incidência de fraudes telefônicas, com criminosos se passando por atendentes, funcionários ou gerentes do banco para apontar irregularidades ou solicitar dados. A recomendação do banco é ignorar tais contatos e, caso desconfie que o problema é real, entrar em contato com a central de atendimento oficial para buscar esclarecimentos.

Dados pessoais e financeiros, assim como senhas e números de cartão de crédito, não devem ser passados em conversas por mensagem ou ligações. O cliente também não deve realizar transferências ou fazer alterações nas contas com base em indicações recebidas por estes meios, a não ser que tenha total certeza de estar falando com a central legítima do banco. Caso um contato telefônico desse tipo seja recebido, o ideal é que os clientes desliguem a ligação e busquem o atendimento oficial de outro número.