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Golpe da Compra Confirmada lidera entre os crimes no mercado digital

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Fevereiro de 2023 às 18h20

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DCStudio/Freepik
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A transformação digital modificou diversos processos cotidianos na vida dos brasileiros — desde a maneira como trabalhamos, até como realizamos pagamentos. Como consequência, surgiram também novas oportunidades de golpes. Para o Dia Internacional da Internet Segura, a OLX e a AllowMe mapearam os principais tipos de fraude e dados sobre golpes no Brasil em 2022, confira;

Segundo o estudo, o golpe da "Compra Confirmada" lidera a lista com 57% dos casos — com um aumento de 75% em relação ao ano anterior. Em seguida, estão: "Falso Anúncio" (37%) e "Roubo de Dados" (6%), que registrou uma tentativa de roubo de dados por minuto em 2022. O levantamento revela um prejuízo de R$ 551 milhões com golpes no último ano, sendo a categoria de eletrônicos a mais visada em fraudes, com destaque para os modelos de iPhone (72%), PlayStation (65%) e computadores (15%).

Os dados apontam ainda que a maioria dos brasileiros que caíram em fraudes são homens (74%) com até 31 anos (72%). A região Sudeste foi a que teve mais fraudes confirmadas, com o estado de São Paulo liderando com 37%, seguido pelo Rio de Janeiro (14%) e Minas Gerais (8%). Segundo Beatriz Soares, diretora de Produto da OLX, os criminosos atuam, principalmente, em usuários que possuem pouco conhecimento sobre os processos de venda online.

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Como os golpistas agem?

Os criminosos não agem de maneira individual e desorganizada, diferente do que muitas pessoas acreditam. Os golpes cibernéticos são realizados por associações criminosas, que se aproveitam de fragilidades de sistemas ou momentos de desatenção dos consumidores para agir. Muitos ainda criam contas falsas (com dados roubados) para atrair clientes com anúncios fraudulentos.

Segundo Diana Herrera, gerente de Growth do AllowMe, é de responsabilidade das empresas e organizações a proteção das transações e da identidade de seus clientes, porém, a conscientização dos usuários quanto às práticas fraudulentas é fundamental para garantir sua segurança na internet.

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O levantamento aponta que 70% das tentativas de fraudes aconteceram em horário comercial, com maior incidência às quintas-feiras. Em 2022, 83% das transações foram realizadas via smartphone — sendo 1% identificadas como tentativa de fraude. Os outros 17% do volume total foram realizadas pelo computador, registrando uma incidência de tentativas de golpes três vezes maior. A cada hora, foram registradas 17 tentativas de fraude.

Os principais golpes e como se proteger

Compra Confirmada

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O golpe da Compra Confirmada é a atualização do antigo "Envelope Vazio". Em uma transação de compra e venda, o golpista encaminha um comprovante falso, contendo os dados reais da vítima, de modo a convencê-la a entregar o produto, visto que o pagamento foi realizado. Quando a pessoa percebe o golpe, o fraudante já está com o produto e deixa de responder às mensagens.

Como se prevenir: Só entregue o produto após a confirmação do depósito no seu banco ou carteira digital; mantenha a conversa nos chats das lojas online, evitando negociar por aplicativos de mensagem; desconfie de mensagens ou e-mails que simulem comunicados oficiais de empresas; verifique o domínio do e-mail (xx@nomedaempresa) e o status da negociação no site ou aplicativo.

Anúncio Falso

O criminoso anuncia um produto nas plataformas de compra e venda, visando atrair vítimas através de preços mais baixos que o valor de mercado. Neste caso, a vítima faz o pagamento, mas não recebe o produto.

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Como se prevenir: Utilize as modalidades de compra garantida das plataformas, que possibilitam reaver o valor pago em casos de fraude; só realize o pagamento após receber o produto; desconfie de preços muito abaixo dos valores de mercado; ao desconfiar de atitudes suspeitas, denuncie o anúncio, que será verificado pelas plataformas.

Roubo de Dados

Os criminosos usam dados pessoais de terceiros para aplicar em golpes, portanto estão sempre em busca de roubar informações, como e-mail, número de celular, CPF e dados bancários.

Como se prevenir: Nunca compartilhe dados pessoais ou senhas; mantenha as conversas pelos sites das plataformas, que possuem ferramentas para garantir a privacidade dos dados; desconfie de links enviados por SMS e e-mail.