Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gmail terá "conta verificada" para grandes empresas a fim de evitar golpes

Por| 23 de Julho de 2020 às 09h50

Link copiado!

Google
Google

O Gmail já exibe um avatar corporativo para quem detém uma conta desse tipo em seu sistema, mas o Google quer ampliar isso para os funcionários que enviam e-mails dessa conta: nesta semana, a empresa de Mountain View anunciou a inclusão do Gmail ao BIMI, um protocolo que exibe avatares de empresas em e-mails enviados, no intuito de “ampliar a sua confiabilidade”, segundo o próprio Google.

Sigla para Brand Indicators for Message Identification (“Indicadores de Marca para Identificação de Mensagens”, na tradução literal), o BIMI pode ser resumido como uma logomarca bastante evidente de uma empresa, exibida ao lado do remetente. Pela imagem abaixo, dá-se a entender que o recurso é válido para vários tipos de e-mails, desde newsletters até promoções de e-commerce.

“Nós daremos início ao piloto do BIMI nas próximas semanas, com um número limitado de remetentes, e usando duas autoridades de certificação para validar as propriedades de logomarcas: Entrust Datacard e DigiCert”, disse o Google por meio de um porta-voz. “Para nos prepararmos para o lançamento pós-piloto do BIMI e, de uma forma geral, ampliarmos a segurança do ecossistema, nós encorajamos as empresas a adotarem o DMARC”.

Continua após a publicidade

DMARC, no caso, é a sigla para Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance (Autenticação, Relato e Conformidade de Mensagens Baseadas em Domínio, em tradução direta), uma prerrogativa que, segundo as páginas de suporte do Google, combate atores de golpes de spam que conseguem forjar falsos endereços de e-mail para serem exibidos no campo de emissor de uma mensagem. Com ele, as mensagens recebidas são validadas pela verificação no domínio do emissor.

Segundo o Google, por meio do DMARC, “empresas poderão validar a propriedade de suas logomarcas corporativas e transmiti-las de forma segura ao Google”. Entre os parceiros da gigante das buscas que também usam o BIMI estão LinkedIn e Verizon Media (dona do Yahoo e da AOL).

Ainda não há prazo para que o BIMI estreie no Gmail, mas o Google espera torná-lo permanente “nos próximos meses”, caso tudo corra bem no piloto.

Fonte: Google