Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fita adesiva e além | Como proteger a câmera do seu notebook

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Julho de 2019 às 17h00

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Câmeras de notebooks e webcams podem ser alvos de pessoas maliciosas e, quanto a isso, não há dúvida. Hackers podem visualizar o que está acontecendo do outro lado da tela, fazer gravações e utilizar como material para fazer chantagem, entre diversos outros fins.

Ninguém gosta de ter a sua privacidade invadida, por isso até mesmo o próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, usa uma fita adesiva na câmera do seu notebook por saber dos riscos.

As espionagens podem ser feitas com a instalação de um software oculto no computador, malwares em dispositivos móveis, entre variadas outras formas.

Recentemente, a empresa Mi-Cam, que trabalha com monitores para bebês, descobriu que 50 mil dispositivos eram vulneráveis a ataques fáceis de fazer, permitindo que cibercriminosos pudessem espionar tudo com a câmera no quarto dos pequenos.

Continua após a publicidade

Para prevenir que este tipo de espionagem aconteça, alguns métodos de prevenção práticos podem ser feitos.

1. Fita adesiva na webcam

O método mais clássico é o de colar uma fita adesiva em cima da câmera, e que não seja transparente, claro. O único problema é que, na hora de retirar, pode deixar resíduos de cola na lente e prejudicar um pouco a imagem, além de ser trabalhoso repetir esse processo sempre. Mas, tudo vale a pena quando se fala de segurança, não é mesmo?

Continua após a publicidade

2. Protetor de câmera para notebook

Se você não quiser improvisar com a fita adesiva, pode optar por protetores de câmera para notebooks. Eles são, geralmente, feitos de plástico e são grudados sobre a lente do notebook, contando com uma peça que é facilmente removida na hora em que desejar usar a câmera.

Continua após a publicidade

3. Desativar a câmera do computador

Uma boa opção para quem nunca usa a câmera é desativá-la no sistema operacional.

No Windows

1. No Windows, busque por "Configurações de privacidade da câmera";
2. Em "O acesso à câmera deste dispositivo está ativado"
3. clique em "Alterar e depois mude a chave para "Desativado".

Em versões anteriores ao Windows 10, as opções podem ser buscadas no Painel de Controle.

No macOS

1. No Mac, vá em "Preferências do sistema";
2. Em "Segurança e Privacidade", busque "Privacidade";
3. Em "Câmera", desmarque os programas que podem ter acesso a sua câmera.

4. Desativar a câmera na BIOS

Continua após a publicidade

Quem deseja uma privacidade completa de vídeo e áudio pode desativar a câmera na BIOS, desligando a entrada "Câmera web", "Câmera integrada" ou "CMOS da câmera". Apenas alguns modelos de computadores podem receber essa alteração, aqueles em que as webcams integradas usam o mesmo módulo em placa que o microfone, por exemplo.

5. Smartphones

Nos smartphones, a dica é evitar redes de Wi-Fi gratuitas, sempre ter um bom antivírus e evitar entrar em links e sites que não aparentam ser seguros. Além disso, em aparelhos Android, aquela luz na parte frontal do aparelho que indica que a câmera está em uso não é sempre confiável. Pesquisas já mostraram que os hackers podem acessar a câmera sem que essa luz seja ativada.