Publicidade

Firewalls para SMS? Sim, eles existem e podem resolver um problemão

Por  | 

Compartilhe:
terimakasinh0
terimakasinh0

Existem diversos tipos de golpes digitais, e um dos mais eficazes é o smishing — nome usado para se referir a tentativas de phishing através de mensagens SMS. Que atire a primeira pedra quem nunca recebeu um torpedo falso afirmando que você ganhou um prêmio e precisa informar dados pessoais para um número desconhecido.

Pois bem: esse tipo de ameaça poderá se tornar rara dentro dos próximos cinco anos, e tudo depende da adoção, por parte das operadoras de telefonia, de uma solução que é basicamente um firewall para SMS. A previsão foi feita pela Juniper Research, empresa especializada em pesquisas de mercado, que efetuou um complexo estudo de mercado para determinar as melhores formas de mitigar tal crime.

De acordo com o instituto, o uso de firewalls equipados com tecnologias de aprendizado de máquina pode reduzir o número de mensagens fraudulentas de 539 bilhões em 2020 para apenas 138 bilhões em 2025 — globalmente falando, é claro. A redução seria mais significativa na América do Norte, região que mais sofre com esse problema: o tráfego de torpedos seria reduzido de 178,6 bilhões para só 1 bilhão por ano.

“Aprendizado de máquina é crucial para combater fraudes, já que ela permite que operadoras de rede possam competir com as táticas constantemente evoluídas de agentes maliciosos. Fornecedores de firewalls para SMS precisam implementar técnicas de aprendizado de máquina para detectar novas táticas fraudulentas, ou eles correm o risco de perder fatia do mercado para fornecedores que tecnologicamente mais avançados", explica Scarlett Woodford, autora da pesquisa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fonte: TechRadar

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*