Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ferramenta online ajuda empresas a se protegerem contra ataques de ransomware

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Julho de 2021 às 18h20

Link copiado!

Ferramenta online ajuda empresas a se protegerem contra ataques de ransomware
Ferramenta online ajuda empresas a se protegerem contra ataques de ransomware

Conhecidos por sua periculosidade e capacidade de paralisar totalmente as atividades de uma empresa, ataques de ransomware são uma preocupação crescente entre departamentos de segurança. Para ajudar corporações a garantir a proteção de seus sistemas e o fechamento de brechas, a Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura (CISA, na sigla em inglÊs) dos Estados Unidos criou uma nova ferramenta de verificação online gratuita.

Conhecida como Cyber Security Evaluation Tool (CSET), a ferramenta não é exatamente nova: ela foi criada em 2006 pelo Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Desde então, ela tem sido mantida atualizada em resposta ao surgimento de novas ameaças cibernéticas, e sua versão mais recente adotou novas proteções contra ataques de ransomware.

Disponível gratuitamente no GitHub, a versão 10.3.0 do CSET conta com um módulo conhecido como Ransomware Readiness Assessment (RRA). Ele avalia o quanto um negócio está equipado para se defender de um ataque, bem como os recursos que conta para se recuperar caso seja vítima de cibercriminosos.

Continua após a publicidade

Caminhos claros para melhoria da segurança

Segundo a descrição oficial, o RRA aponta caminhos claros para melhorias em áreas classificadas como básicas, intermediárias e avançadas. “O objetivo é ajudar uma organização a melhorar, concentrando-se primeiro no básico e, em seguida, progredindo com a implementação de práticas nas categorias intermediárias e avançadas”, afirmam os desenvolvedores.

A CISA explica que a ferramenta é capaz de analisar tanto a tecnologia operacional quanto a tecnologia de informação das práticas de segurança de redes usadas por corporações. Os resultados são exibidos de forma acessível através de gráficos e tabelas, que indicam as etapas necessárias para aumentar a proteção e fechar brechas nos sistemas.

Continua após a publicidade

Segundo a Check Point Software, o ano de 2021 registrou uma alta de 92% no número de ataques de ransomware realizados contra empresas brasileiras. O escalonamento de ações do tipo em escala global deve fazer com que companhias de seguro mudem suas políticas, pois a cobertura oferecida aos pagamentos de resgates está servindo com um incentivo para que criminosos apostem em ações do tipo.

Fonte: TechRadar