Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falha no TikTok permite que hackers coloquem conteúdo falso em contas oficiais

Por| 14 de Abril de 2020 às 11h14

Link copiado!

TikTok
TikTok
Tudo sobre TikTok

Dois desenvolvedores de aplicativos móveis descobriram uma falha no TikTok. Realizado em um ambiente fechado, o teste dos especialistas permitiu que eles tirassem proveito de uma brecha de segurança simples para inserir conteúdos falsos sobre a COVID-19 em contas oficiais. Basicamente, vídeos com fake news tomaram o lugar do material real da conta.

A dupla de desenvolvedores é conhecida como “Mysk” e compartilhou a ação — que consiste basicamente de um ataque DNS — em seu blog e também em um vídeo:

Resumidamente, o TikTok ainda se vale do protocolo HTTP em seus vídeos e conexões. O padrão é antiquado e pouco seguro, e há muito já foi trocado pelo HTTPS, que estabelece conexões mais seguras. O par de hackers criou uma rede fechada para trocar vídeos publicados pela conta oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS), postando material falso sobre a COVID-19, a doença que deriva do novo coronavírus, para um grupo de usuários previamente avisados que se tratava de um teste de segurança.

Continua após a publicidade

As informações postadas incluem boatos há muito desmentidos pela OMS, como um que dizia que “fumar mata o coronavírus” e outro que afirmava que “lavar as mãos em excesso causa câncer de pele”. Um terceiro ainda mencionava a hidroxicloroquina como um remédio definitivo para a cura do vírus, o que já se sabe não ser real já que a medicação está em testes e ainda não deve ser tomada sem o devido controle clínico.

Felizmente, os testes feitos em ambiente fechado tinham o intuito de informar a chinesa ByteDance para que eles possam corrigir o problema — identificado nos apps para iOS (versão 15.7.4) e Android (versão 15.5.6). Apesar do ataque ser executado em uma rede controlada e não expor o material falso ao mundo, é fácil perceber como uma vulnerabilidade tão simples pode ser aproveitada por pessoas com más intenções.

Até o momento, porém, a ByteDance não se manifestou sobre o caso.

Fonte: Mysk via Android Authority