Facebook resiste ao antirrastreamento do iOS 14.5 — mas é possível resolver isso
Por Felipe Gugelmin • Editado por Claudio Yuge |
Lançado junto ao iOS 14.5, o novo recurso App Tracking Transparency (ATT) tem gerado bastante preocupação em empresas que dependem de dados pessoais para vender publicidade — caso do Facebook. Ao permitir que os consumidores desliguem a coleta de suas informações, a Apple garante mais privacidade. Mas, claro, mexe com os sistemas de monetização das grandes companhias de tecnologia.
- Pesquisa aponta que política antirrastreamento do iOS 14.5 é sucesso absoluto
- Preços do sistema de Aplicativos Sugeridos da App Store assustam anunciantes
- Anunciantes preocupados: iOS 14.5 segue com baixa aceitação do rastreio de dados
Embora a nova solução da Maçã seja eficiente, ela não impede totalmente que a rede social colete informações importantes sobre seus usuários. Conforme aponta o Hot Hardware, algumas opções ainda podem dizer muito sobre uma pessoa caso ela não explore bem as configurações do app do Facebook.
Entre as opções que ainda permitem à empresa coletar dados de seus usuários está o sistema de reconhecimento facial. O recurso pode ser útil para que seus amigos marquem você em publicações, contudo, isso permite associar seu rosto aos locais que frequenta — o que é ótimo para empresas que desejam vender anúncios.
Para aumentar sua privacidade, é preciso desligar esse item no Facebook. E mais: também pode ser uma boa ideia limitar as marcações de fotos, já que assim você pode controlar melhor quem é que pode fazer isso.
Como desligar o reconhecimento facial do Facebook
1. Acesse o menu do aplicativo e selecione as opções Configurações e Privacidade > Configurações;
2. No campo Privacidade, escolha a opção Reconhecimento Facial;
3. Em seguida, escolha a opção "Não" para desligar o funcionamento do sistema.
Dentro das configurações de privacidade do aplicativo, também vale a pena realizar ajustes no sistema de geolocalização. Permitir que a rede social saiba onde você está, mesmo quando o aplicativo não é usado, permite a ela criar um registro de rotinas e ofertá-lo a anunciantes — junto a outros dados que você forneceu, ao concordar com os termos de uso do.
Devido à característica do Facebook, de ser um espaço para se conectar a amigos e colegas, não há como evitar que ele tenha acesso a algumas informações pessoais. No entanto, com alguns ajustes , que também podem ser feitos por quem usa o app para Android, é possível manter mais controle sobre seus dados.
Fonte: BGR, Hot Hardware