Publicidade

Facebook derruba banco de dados que vazou informações de usuários da rede social

Por| 04 de Abril de 2019 às 11h42

Link copiado!

Facebook derruba banco de dados que vazou informações de usuários da rede social
Facebook derruba banco de dados que vazou informações de usuários da rede social
Tudo sobre Facebook

O Facebook finalmente tirou do ar o banco de dados que divulgava cerca de 540 milhões de dados de usuários da rede social. A falha foi descoberta pela empresa de segurança UpGuard nesta quarta-feira (03).

Os dados pertenciam à empresa mexicana de mídia Cultura Colectiva e incluiam nomes de contas, comentários, likes, reações e dados de geolocalização. Outra empresa, a californiana At The Pool, teria cometido o mesmo erro, deixando desprotegidos cerca de 22 mil registros contendo listas de amigos, check-ins, preferências e interesses, grupos dos quais os usuários são membros ou gerenciam e até algumas fotos.

A Cultura Colectiva disse em um comunicado que todos os seus registros no Facebook vieram de interações de usuários com suas três páginas no Facebook e são as mesmas informações publicamente acessíveis a qualquer pessoa que navegue por essas páginas.

“Nem dados sensíveis, nem privados, como e-mails ou senhas, estavam entre os arquivos porque não temos acesso a esse tipo de dados, por isso não colocamos em risco a segurança e a privacidade de nossos usuários", disse a empresa, segundo o site Venturebeat.

Continua após a publicidade

Já o Facebook disse em seu comunicado que trabalhou com a Amazon para derrubar os bancos de dados assim que foram alertados sobre questão. “As políticas do Facebook proíbem o armazenamento de informações em um banco de dados público”, explicou a rede social.

A Amazon, detentora da nuvem onde os bancos de dados estavam armazenados, e Alex Capecelatro, que era diretor executivo da At the Pool antes de fechar em 2014, não responderam aos pedidos de comentários do Venturebeat.

Fonte: Venturebeat