Publicidade

Explosão de vagas: Cibersegurança cresce 200% e supera vagas de barista

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

A área de cibersegurança está em alta no Reino Unido: um novo relatório da Socura observou um aumento de 194% no número de profissionais do setor nos últimos quatro anos.

A análise foi feita com base em dados do Office of National Statistics (ONS) e contemplou o período entre dezembro de 2021 e junho de 2025. O que os pesquisadores encontraram mostrou um crescimento gradual de profissionais especializados em segurança digital na região: o que começou com 28.500 passou para 83.700.

Na visão da Socura, o número, que quase triplicou durante a época analisada pela empresa, revela que, atualmente, há mais profissionais de cibersegurança no Reino Unido do que arquitetos, veterinários ou funcionários de cafeterias, por exemplo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Profissão em alta

A pesquisa se aprofunda nos dados para mostrar como o setor de segurança vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos. Segundo a análise, cibersegurança é a quinta profissão que mais cresce no Reino Unido, ficando atrás apenas de técnicos de pré-impressão, especialistas financeiros e contábeis, técnicos de construção e engenheiros civis, e auxiliares de limpeza industrial.

Embora tenha ficado em quinto lugar do ranking, a cibersegurança é a profissão que apresenta uma expansão mais acelerada em relação às anteriores e até mesmo dentro da própria área de TI, com uma taxa de crescimento de 194% contra 9,6% das demais funções do setor.

De acordo com dados parlamentares relacionados ao setor privado em 2025, isso significa que existe um profissional de cibersegurança para cada 68 empresas no local atualmente.

Caminho longo pela frente

Apesar do crescimento acelerado, os pesquisadores ressaltam que ainda há um problema a ser resolvido na área: a ausência de mulheres.

Conforme identificado pela Socura, existe um desequilíbrio de gênero bastante significativo no setor de cibersegurança, com apenas um quinto (21%) dos profissionais sendo do sexo feminino. O número acendeu um alerta por ter representado uma queda ao longo dos quatro anos analisados pela pesquisa, que era de 24% inicialmente.

Continua após a publicidade

Por outro lado, vale mencionar que a presença de mulheres na área de TI aumentou 163% entre os anos de 2021 e 2025.

Leia também:

Fonte: Infosecurity Magazine