Estão te "ouvindo": estes apps falsos no Android gravam suas conversas e chamada
Por Jaqueline Sousa • Editado por Jones Oliveira |

Pesquisadores da empresa de cibersegurança ESET identificaram uma ameaça preocupante para quem usa Android: 12 aplicativos do sistema operacional do Google estão gravando as conversas dos usuários sem que eles saibam o que está acontecendo.
- Vírus disfarçado de WhatsApp rouba SMS e códigos de verificação bancária
- Modo IA do Google vai espionar seu Gmail para "saber tudo sobre você"
De acordo com os pesquisadores, os aplicativos maliciosos são usados por cibercriminosos para infectar aparelhos Android com um spyware chamado VajraSpy.
Foi detectado também que o vírus está sendo disseminado por meio de táticas de engenharia social em plataformas de troca de mensagens, como o Facebook Messenger e o WhatsApp.
Como o spyware chega até o seu celular
Tudo começa quando o cibercriminoso entra em contato com a vítima, criando uma falsa sensação de proximidade para conquistar sua confiança.
Quando essa relação é estabelecida, o criminoso induz a vítima a migrar a conversa para outro aplicativo de mensagens. É justamente esse “novo” app que instala a ameaça no aparelho Android, já que ele carrega o VajraSpy.
Assim que é instalado no dispositivo, o software malicioso consegue roubar informações confidenciais do usuário, como contatos, mensagens e até mesmo a localização.
Mas os problemas não param por aí, já que o VajraSpy também consegue gravar áudios e chamadas telefônicas do aparelho. Isso traz um agravante para o caso, já que os cibercriminosos conseguem ter um acesso ainda maior às informações pessoais do usuário.
Quais aplicativos para Android possuem o spyware?
Durante a análise, os pesquisadores da ESET identificaram 12 aplicativos falsos para Android que levam o trojan secretamente para o aparelho das vítimas. São eles:
- TikTalk
- MeetMe
- Let’s Chat
- Quick Chat
- Chit Chat
- YohooTalk
- Hello Cha
- Rafaqat
- Privee Talk
- Nidus
- GlowChat
- Wave Chat
Embora alguns deles tenham sido retirados da Google Play Store, outros ainda permanecem disponíveis na loja de aplicativos. Vale, então, uma atenção redobrada para não cair nessa cilada.
Como se proteger do spyware?
A ameaça de um spyware escutando todas as suas conversas assusta, mas é mais do que possível se proteger. Uma dica simples é nunca clicar em links que exigem instalação de aplicativos fora da loja oficial.
A atitude correta é sempre verificar o nome e a classificação do desenvolvedor na Play Store, além de analisar as avaliações dos usuários na loja. Assim, você pode tirar suas dúvidas em relação à veracidade do aplicativo em questão para não instalar acidentalmente um vírus no seu aparelho.
Vale também ficar atento para os sinais que o dispositivo começa a apresentar quando está infectado por um spyware. No caso do VajraSpy, é comum receber solicitações inesperadas de acesso ao microfone, assim como pedidos constantes de permissão a aplicativos.
Outros sinais de que o seu aparelho pode ter sido invadido silenciosamente por um software malicioso são consumo excessivo de bateria e uso inexplicável de dados em segundo plano.
Apostar em um antivírus para Android é mais uma prática de segurança que protege o seu aparelho de grandes ameaças, já que é possível ter conhecimento de atividades suspeitas em tempo real para barrá-las o quanto antes.
Leia também: