Elimine spywares do seu computador com o Spybot

Por Redação
photo_camera Divulgação

O Spybot é um programa gratuito que vasculha seu computador em busca de spywares e outros softwares maliciosos que podem roubar seus dados. Ao final, o Spybot mostra um relatório com todos os arquivos analisados, acompanhados de uma barra mostrando o nível de periculosidade de cada um e opções de como eliminar as possíveis ameaças.

Os spywares são diferentes dos vírus e dificilmente são caçados pelos programas antivírus comuns. Entre eles podemos destacar softwares maliciosos que recolhem informações do PC e enviam a hackers. Podem ser os keyloggers, que salvam tudo o que o usuário digita, ou screenloggers, que capturam a imagem ao redor do mouse quando clicado.

O Spybot faz uma varredura no computador em busca de programas espiões e oferece opções para eliminá-los sem dor de cabeça. Ele ainda traz um recurso de imunização para manter sua máquina protegida de ataques, bloqueando sites que possam conter softwares maliciosos. A versão paga do Spybot traz ainda recursos como proteção em tempo real, capaz de detectar arquivos perigosos assim que eles entram na máquina.

Veja a seguir como usar alguns dos recursos gratuitos do Spybot.

Instalação

A instalação do Spybot é bastante simples. Apenas se atente ao item que pergunta como você quer instalar o programa. A primeira opção, "I want to be protected without having to attend to it myself", é para os usuários comuns, que querem se ver livres de spywares sem se preocupar com os recursos que serão ativados. A segunda opção de instalação, "I want more control, more feedback and more responsability", permite personalizar o processo escolhendo os recursos do programa que quer usar.

Spybot instalação

A primeira opção é a mais indicada por ser mais simples e rápida, e já incluir os principais recursos do Spybot. Além disso, posteriormente é possível mudar essa opção nas configurações ativando ou desativando os recursos que quiser.

Spybot print

Ao abrir o programa, é possível ver a interface básica do Spybot, com opções como "System Scan", "File Scan", "Immunization", "Quarentine" e outros ícones. Marcando a opção "Advanced User Mode", mais ícones aparecem na tela, como um criador de relatórios e um ícone de configurações. Grande parte das outras opções, do Advanced User Mode, como o Phone Scan e o Rookit Scan, só funcionam com uma licença paga.

Para fazer uma varredura no seu computador, clique em System Scan, no menu inicial do Spybot. Na janela que abrir, ele vai mostrar o que for mais importante com uma tarja vermelha na lateral, indicando, por exemplo, quando é preciso fazer atualizações no seu banco de dados antispyware ou quando seu computador não é escaneado há muito tempo.

O primeiro update é importante porque vários arquivos antispywares não vêm na instalação e precisam ser baixados separadamente. Para isso, basta clicar em "Update".

Spybot print 02

Depois que o Spybot tiver sido atualizado, inicie um escaneamento clicando em "Start Scan" no menu à esquerda ainda na janela System Scan. O processo pode demorar um pouco, podendo levar mais de meia hora dependendo do seu computador.

Ao terminar o processo, o Spybot mostra um relatório com arquivos que foram analisados ao lado de uma barra indicando seu nível de ameaça. Sempre que encontra algo potencialmente perigoso, o Spybot oferece opções para eliminar o arquivo ou o envia para quarentena.

Spybot relatório

Caso você não queira verificar todo o computador, mas apenas alguns arquivos, clique em "File Scan" no menu inicial do Spybot e selecione os arquivos que devem ser analisados.

Protegendo navegadores

O Spybot vem com um recurso de imunização para proteger seus navegadores e impedir de entrar em sites suspeitos. Para ativar o recurso, basta clicar em "Immunization", no menu inicial do Spybot e clicar em "Apply Immunization" no menu à esquerda.

Você já usou o Spybot para se proteger de spywares? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.