Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dicas de segurança para não cair na falsa ameaça contra o Discord

Por| 23 de Julho de 2019 às 23h10

Link copiado!

Discord
Discord

Os usuários do Discord — plataforma de conversas e chamadas de áudio destinada principalmente à comunidade gamer — se assustaram por causa de uma ameaça feita em um site de phishing (uma maneira de enganar os internautas para que revelem informações pessoais), que foi anteriormente usado por criminosos para atacar as contas do aplicativo. Na página em questão, que já tinha sido retirada do ar, há a imagem do gato Félix com a seguinte frase: "Achou que tínhamos sumido? Pense novamente. 27 de julho vai ser um grande dia...".

A ameaça foi descoberta por um usuário do Reddit no dia 6 de julho, "Eu decidi visitar o site e..." escreveu o internauta, que aproveitou a rede social para compartilhar um print da página.

Dicas para lidar com a falsa ameaça

Continua após a publicidade

Com essa ameaça em mente, inúmeros usuários preocupados começaram a postar ou encaminhar o texto para outras pessoas, alegando que um vírus vai roubar as contas do Discord, e orientando a não utilizar a plataforma de conversas durante o próximo sábado (27), dia sinalizado na página. No entanto, a empresa internacional de cibersegurança Kaspersky aponta que isso não passa de um trote, e aproveita para dar algumas dicas para que os usuários usufruam do aplicativo da maneira mais segura possível, independente da situação.

A primeira dica da empresa é que não há motivo para entrar em pânico por causa da ameaça, que não deve ser verdadeira: "Não se apavore, pois o texto não passa de um trote. É difícil imaginar uma situação real na qual cibercriminosos avisem sobre um ataque antes de agir".

Porém, mesmo assim, é muito válido proteger a sua conta não só do Discord, como também de qualquer aplicativo que tenha, utilizando a internet com cuidado. "Nunca compartilhe seus dados (incluindo login e senha do Discord) em páginas web que foram enviadas via link em uma mensagem. Desconfie mesmo se você receber a mensagem de alguém conhecido. O phishing é uma das maneiras mais eficazes que criminosos usam para roubar contas", alerta a empresa de cibersegurança.

Por fim, a Kaspersky leva o usuário a tomar uma providência para manter a conta protegida: "Ative a autenticação de dois fatores no Discord. Clique aqui para ver as instruções — e não se preocupe, pois este é um link para uma página de suporte oficial do Discord e você não precisará inserir detalhes da sua conta".