Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia dos Pais: oferta de saque gratuito de R$ 50 é golpe

Por| 11 de Agosto de 2022 às 20h30

Link copiado!

Pexels/cottonbro
Pexels/cottonbro

Embora as datas comemorativas familiares tragam sempre boas oportunidades de celebrarmos ótimos momentos, também costumam ser alvos de cibercriminosos, que adoram se aproveitar da empolgação e distração dos internautas para tentar aplicar golpes. Com o Dia dos Pais se aproximando, a atenção precisa ser redobrada, não somente na hora das compras online, mas também com as mensagens que chegam nos celulares.

A empresa de segurança Kaspersky detectou um novo golpe que utiliza um link que se passa por uma oferta autêntica de um banco para roubar as chaves Pix das vítimas. E mais: os criminosos usam essa isca também para espalhar a fraude, solicitando que a mensagem seja compartilhada com os contatos do usuário.

Como funciona o golpe do “saque gratuito” de Dia dos Pais

Continua após a publicidade

A mensagem chega pelo WhatsApp dizendo “Parabéns, você ganhou!”, com o link falso de um suposto banco, com a promessa de resgate de R$ 50 em comemoração ao Dia dos Pais. Na página inicial da página da fraude, o usuário precisa fornecer sua chave PIX, sendo celular ou CPF, para que a transação seja realizada.

Para tentar se aproveitar da distração do usuário e parecer uma atividade autêntica, a interface reúne diversos falsos comentários de redes sociais mostrando elogios de pessoas que teriam preenchido o formulário e recebido o dinheiro. Mas trata-se de uma imagem criada para tentar passar mais credibilidade ao golpe, e fazer com que a vítima acredite no esquema até o final.

Em seguida, é solicitado que a vítima compartilhe a mensagem para outros contatos, como uma condição para que ela receba o dinheiro. Ainda há a ameaça de, caso não cumpra essa etapa, a falsa oferta será direcionada para outro usuário.

Assim que o link é enviado para diversos contatos, a fraude libera a próxima etapa, exigindo a confirmação da chave Pix da vítima em troca do dinheiro. Embora a mensagem não peça outros dados pessoais, a Kaspersky alerta que a chave Pix (que geralmente é o número de celular ou CPF) pode ser utilizada para golpes no WhatsApp, já que o cibercriminoso pode se passar pelo usuário para solicitar dinheiro de amigos e familiares ou vender as informações sensíveis em mercados paralelos na web.

Continua após a publicidade

“Temos visto cada vez mais esquemas de phishing se utilizarem de datas especiais para enganar pessoas. Adicionar o compartilhamento em uma das etapas torna a fraude ainda mais perigosa, pois eles fazem com que a vítima envie o golpe para amigos e parentes, transmitindo credibilidade ao link fraudulento. O ideal é que o usuário fique atento ao que receber qualquer conteúdo nos aplicativos de mensagens e não compartilhe promoções sem antes verificar nos sites oficiais”, explica Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Como evitar o golpe do “saque gratuito” de Dia dos Pais

Os pesquisadores da Kaspersky têm as seguintes recomendações para você se proteger desse golpe:

  • Suspeite sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito ou estranho;
  • Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos antes de clicar, além de verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink;
  • Verifique se a notícia é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização -- ou os perfis nas redes sociais;
  • Se não tiver certeza de que o site é real e seguro, não insira informações pessoais;
  • Use soluções de segurança confiáveis para ter uma proteção em tempo real para quaisquer tipos de ameaças.