Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia dos Pais | 3 dicas para garantir vendas mais seguras

Por| Editado por Claudio Yuge | 11 de Agosto de 2022 às 15h20

Link copiado!

Dia dos Pais | 3 dicas para garantir vendas mais seguras
Dia dos Pais | 3 dicas para garantir vendas mais seguras

Apesar de estar atrás de outras datas importantes para o varejo, como Natal, Dia das Mães e até a Black Friday, o Dia dos Pais é uma data importante para o comércio no Brasil e no mundo. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que 67% dos consumidores tinham a intenção de presentear seus pais no ano passado.

Porém, é sabido que datas que aquecem o comércio também despertam a atenção de golpistas focados em fraudes virtuais. Por isso, além dos consumidores, as lojas também precisam estar atentas, já que falhas e vulnerabilidades podem permitir o vazamento de informações sensíveis de clientes, como dados de cartão de crédito, por exemplo.

Vazamentos cresceram nos últimos dois anos

Continua após a publicidade

Uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) apontou que o volume de vazamentos de dados cresceu 493% nos últimos dois anos. “Deve-se buscar apoio consultivo para uma análise profunda e imparcial dos riscos, além da criação de um plano de ação para atacar rapidamente os pontos levantados”, alerta o diretor de varejo da consultoria Grupo FCamara, Gustavo Pisani.

Segundo o executivo, é necessário criar diferentes camadas de segurança para garantir a proteção aos dados armazenados. Com isso em mente, o pesquisador preparou três dicas para lojistas que esperam garantir a segurança de seus clientes no Dia dos Pais.

Como garantir vendas seguras no Dia dos Pais

  1. Prevenção: o primeiro passo deve ser a estruturação de um ambiente que dificulte o acesso aos dados dos clientes, ao mesmo tempo que facilite sua recuperação em casos extremos. “Uma ferramenta de CASB deve ser adotada para evitar o chamado Shadow IT, que dificulta o controle sobre ciclo dos dados”, defende Pisani.

    De acordo com o pesquisador, essas soluções se tornaram comuns com a transformação digital e a adesão do home office. “Uma solução de XDR é indispensável para detecção de vulnerabilidades em várias camadas e pode agregar o Machine Learning para análise de comportamentos suspeitos”, comenta;

  2. Não deixar que os danos se espalhem: outra ação importante é minimizar os danos de uma eventual invasão, tendo sempre controle e visibilidade do ambiente como um todo. Para isso, é recomendável o uso de recursos que possam apoiar esse processo, como ferramentas de avaliação de postura de segurança e análises contínuas de vulnerabilidades como SAST e DAST.

    O uso de correlacionadores de Logs (SIEM), detectores de vulnerabilidades (EDR, XDR) e adoção de metodologias e frameworks voltados para segurança, como security by design, DevSecOps e o Zero Trust também são imprescindíveis para manter um ambiente seguro e conter a escalabilidade de ataques virtuais;

  3. Fechar as portas: remover gradativamente as portas de entrada é um passo de suma importância para evitar vazamentos. Para isso, recomendam-se soluções avançadas para gestão e proteção de identidade, análise de riscos, autenticação de dois fatores e políticas de proteção proativas são opções bastante viáveis e que devem ser adotadas.

    “Uma dica para que a empresa possa se proteger é construir uma arquitetura em camadas que possa gerar barreiras a serem transpostas a possíveis ataques e com isso, não apenas desmotivá-los a continuar com a invasão, mas também proporcionar meios para rastrear e evitar o sucesso do ataque” explica Pisani.