Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia do Consumidor | Dicas para comprar de forma segura

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Março de 2022 às 14h00

Link copiado!

Reprodução/John Schnobrich/Unsplash
Reprodução/John Schnobrich/Unsplash

A cada ano aumenta o número de compras online no Brasil e, com isso, as possibilidades de golpes digitais também crescem. O app Confi, que monitora vendas no e-commerce, já investigou mais de 6,8 mil transações suspeitas desde 2019 que totalizam mais de R$ 8 milhões em possíveis prejuízos para as vítimas — e o número pode só aumentar durante o Dia do Consumidor.

Esse alto valor de prejuízo escancara o quão necessário é ampliar a segurança durante as compras online. Com isso em mente, Felipe Piris, líder da Confi, compartilhou com o Canaltech algumas dicas de como se proteger no ambiente digital durante as promoções do Dia do Consumidor, que ocorre nesta terça-feira (15), e anualmente é um momento em que os golpes virtuais aumentam.

Confira a seguir:

Continua após a publicidade

Escolha sites com segurança de navegação

O especialista afirma que o ideal é comprar em sites que tenham sistemas de segurança durante a navegação. Uma das ferramentas que aumentam a segurança contra golpes é o HTTPS, que garante maior proteção na transmissão dos dados, e pode ser checado a partir do cadeado ao lado da barra de endereço da página.

“Antes de incluir dados pessoais e financeiros, é necessário verificar se há o símbolo de um cadeado próximo à URL do site. Ele indica que a página é segura”, explica Piris.

Continua após a publicidade

Não clique em links ou sites desconhecidos

Uma das formas mais comuns de cair em golpes online é comprando em sites duvidosos e abrindo links desconhecidos na Internet. Piris afirma que invasores se utilizam desse método para roubar os dados dos consumidores. “Ao ser notificado por propagandas, é fundamental não abrir links estranhos, e sim se certificar da autenticidade diretamente no site oficial da loja”, diz o líder da Confi.

Utilize cartões temporários e virtuais

Continua após a publicidade

O uso de cartões temporários pode ser uma solução eficaz para adquirir mais segurança no e-commerce. Piris analisa que eles expiram em pouco tempo e impedem que golpistas os clonem e os utilizem indevidamente. “Ao fazer compras online, evite deixar os dados financeiros salvos no site e acompanhe todas as transações aprovadas nos cartões de crédito”, orienta.