Publicidade

Dia da Privacidade e os temas de preocupação para 2023

Por| Editado por Claudio Yuge | 28 de Janeiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Dia da Privacidade e os temas de preocupação para 2023
Dia da Privacidade e os temas de preocupação para 2023

O Dia Internacional da Privacidade de Dados, que acontece neste sábado (28), foi criado como uma data de conscientização e informação. Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, a simplificação trazida pela tecnologia também acompanhou maiores riscos ao sigilo dos cidadãos e, também, ameaças a seus dados pelas mãos de cibercriminosos, com as tendências para 2023 solidificando esse cenário.

Entre eventos geopolíticos e uma busca cada vez maior por ganho financeiro, o crime digital ganhou espaço, enquanto do outro lado, agências regulatórias governamentais impunham normas de controle e responsabilização. No centro disso tudo, usuários e empresas sob pressão e, também, maiores dispositivos de proteção, com o tema da segurança digital devendo continuar a ter esse espaço primordial em 2023, segundo as previsões da Kaspersky.

A empresa de segurança aponta a fragmentação da internet como uma das principais preocupações no ano que começa, com os rastreadores de informações disponíveis em diferentes páginas gerando perfis dos usuários com profundidade cada vez maior. A dicotomia segue, já que na mesma medida, também se tornam mais rígidas as regras de proteção de privacidade internacionais.

Continua após a publicidade

Tudo isso acontece enquanto os smartphones mantém seu posto como o centro da vida digital, substituindo documentos e cartões de crédito no dia a dia das pessoas. A Kaspersky, entretanto, chama a atenção também para a presença de dados de saúde, como certificados de vacinação, sendo aceitos em todo o mundo, o que amplia a quantidade de dados armazenados e acrescenta valor em caso de um ataque.

Na outra ponta, as grandes organizações se encontram em um momento complicado, no qual sistemas precisam ser implementados de forma segura, sem falhas que permitam ataques, e ao mesmo tempo devem combater erros humanos. Engenharia social e phishing são vetores importantes de golpes no mercado corporativo e devem permanecer assim em 2023, enquanto as grandes corporações se adequam às regras de privacidade locais.

Aumento na superfície de ataques e seguro como alternativa

Continua após a publicidade

Outro assunto em voga, que deve continuar no topo das discussões em 2023, é a Internet das Coisas. Se há mais cuidado com brechas de segurança e engenharia social, os criminosos podem buscar a miríade de dispositivos conectados, muitos sem atualizações disponíveis ou correções para brechas críticas, como um vetor de entrada em sistemas corporativos e até a casa de pessoas comuns, com a obtenção de dados lucrativos e ataques envolvendo extorsão como resultado.

Para a Kaspersky, há maior conscientização quanto a esse aspecto e há expectativa de que esse segmento gere menos vazamentos de informações em 2023. Ainda, o alerta segue aceso em prol da prevenção, com configurações adequadas e sistemas de monitoramento também sendo aplicados a câmeras, sensores, fechaduras e demais dispositivos IoT.

Enquanto isso, na esfera pessoal, seguros contra vazamentos e serviços de proteção de dados devem ganhar espaço, como já acontece no mundo corporativo. Novamente, o aumento na percepção sobre risco e o crescimento na coleta de informações gera uma postura preventiva por parte dos usuários, que podem buscar reduzir as pegadas digitais ou encontrar caminhos para proteger melhor sua existência online.