Publicidade

Criminosos usam o Oscar 2021 para roubar dados e distribuir vírus

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Abril de 2021 às 08h39

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Kaspersky

O Oscar 2021 será celebrado no próximo domingo (25) e, pela primeira vez, será 100% online, ocorrendo simultaneamente em diversos países ao redor do globo. Porém, uma coisa não mudou em relação ao ano passado: as táticas empregadas pelos criminosos cibernéticos para usar tal evento para enganar pessoas desatentas. O alerta é da Kaspersky, que encontrou diversos perigos online relacionados com a premiação — na maioria das vezes, para roubar informações privadas ou disseminar vírus.

O mais comum é encontrar supostos sites de streaming de vídeo que prometem lhe dar a chance de assistir aos indicados ao grande prêmio. Porém, após conferir os minutos iniciais do filme escolhido, a página lhe pede para efetuar um cadastro e informar o número de seu cartão de crédito. Obviamente, é neste momento que os meliantes digitais fazem uma cobrança (geralmente astronômica) e a vítima nem sequer ganha acesso ao restante do longa-metragem, ficando a ver navios.

Os especialistas também analisaram arquivos de download ilegal (torrent) dos principais indicados para a categoria “Melhor filme” e encontraram pelo menos 80 documentos infectados com malwares diversos. Desse montante, a maioria (23%) se disfarça de Judas e o Messias Negro; 22% personifica Bela Vingança; e 21% se passa pelo Os 7 de Chicago. De resto, temos ainda quantidades expressivas de Nomadland (14%), Mank (6%), Minari: Em Busca da Felicidade (5%), O Som do Silêncio (3%) e Meu Pai (3%).

Continua após a publicidade

“Os cibercriminosos sempre tentam monetizar o interesse dos usuários em várias fontes de entretenimento, incluindo filmes. Grandes eventos da indústria cinematográfica podem alavancar o interesse dos golpistas, mas esse tipo de atividade não é mais tão popular como costumava ser. Atualmente, as pessoas estão aderindo mais aos serviços de streaming, que são mais seguros”, explica o analista da Kaspersky Fabio Assolini.

“Mesmo assim, os filmes servem como atração para os cibercriminosos espalharem páginas de phishing e e-mails de spam. É possível evitar este tipo de ataque e os usuários devem estar atentos aos sites que visitam”, finaliza.

Fonte: Kaspersky