Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crianças passam quase tantas horas quanto seus pais na internet, aponta estudo

Por| Editado por Claudio Yuge | 11 de Fevereiro de 2022 às 21h30

Link copiado!

Thomas Park/Unsplash
Thomas Park/Unsplash

A internet, que há algumas décadas era algo mais associado com adolescentes e jovens adultos, atualmente é parte fundamental da sociedade moderna - o que acaba gerando questionamentos sobre o quanto as pessoas ficam online nelas, principalmente as crianças.

Com tantos jogos e outras formas de entretenimento presentes na rede, acaba que as crianças parecem ter a sua disposição um mundo extremamente atraente e que pode manter elas vidradas na telinha — o que pode preocupar muitos pais.

Mas em um estudo feito pela firma de segurança virtual Kaspersky entrevistando pais do Brasil, um dado interessante veio a tona: existe uma relação direta entre o tempo que pais e filhos usam os dispositivos digitais. Ao serem questionados quanto tempo os adultos e as crianças usam os gadgets por dia, 91% dos brasileiros afirmaram três horas ou mais — sendo que 86% dos filhos também passam o mesmo tempo conectados. Esses dados apontam propensão dos menores a reproduzir os hábitos dos pais.

Continua após a publicidade

Entre os respondentes que falaram usar dispositivos online mais de três horas por dia, a maioria no Brasil (45%) o faz entre três e cinco horas (pais -- 45%, crianças: 52%). Além disso, os adultos estão convencidos que tanto eles (59%) quanto as crianças (53%) passam tempo suficiente online.

Os reflexos dos hábitos digitais paternos também acompanham os filhos em outras atividades diárias. Por exemplo, crianças cujos pais costumam usar gadgets durante refeições, passam 39 minutos adicionais on-line diários. No que diz respeito a troca de mensagens durante conversas presenciais, a prática acrescenta em média 41 minutos de exposição dos pequenos às telas.

“Em nossa experiência, o uso de mídias digitais por pais e famílias sempre é um tópico importante. Muitos pais estão convencidos de que é suficiente regulamentar claramente o tempo que as crianças usam essas mídias e controlar o tipo de conteúdo a que elas têm acesso. Mas, em vez de se preocupar com punições efetivas, primeiro os deveriam reduzir seu próprio consumo”, comentam os terapeutas Birgitt Hölzel e Stefan Ruzas, da clínica de Munique Liebling + Schatz.

Continua após a publicidade

Importância da segurança das crianças na internet

Embora esses dados mostrem a relação direta entre o tempo de internet de crianças e seus pais, ainda é importante pensar em como proteger os pequenos dos perigos da rede, utilizando processos para deixar a navegação segura.

Para ajudar nesse objetivo, a Kaspersky recomenda as seguintes dicas:

  • Invista mais tempo na comunicação com as crianças sobre medidas de cibersegurança. Tente prestar atenção a seus próprios hábitos: você usa seu smartphone ao comer ou conversar? Observe se há um padrão em que as crianças fazem o mesmo ou se elas reagem de maneira diferente quando você deixa o celular de lado;
  • Pense na possibilidade de baixar aplicativos de controle para pais e conversar sobre o assunto com as crianças, explicando como esses aplicativos funcionam e por que eles são necessários para garantir a segurança digital;
  • Peça às crianças para não concordar com nenhuma configuração de privacidade por conta própria e solicitar a ajuda dos pais. Os adultos também devem adquirir o hábito de ler todos os acordos de privacidade;