Publicidade

Como se proteger de fraudes na hora de comprar passagens áreas

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Maio de 2022 às 23h00

Link copiado!

Unsplash/Johny Goerend
Unsplash/Johny Goerend

Uma das atividades preferidas de lazer de boa parte da população são as viagens, e as realizadas por meio de aviões sempre exigem um pouco de planejamento e busca para arranjar os melhores preços possíveis. Porém, este processo pode acabar levando os interessado a esse tipo de turismo a entrarem em contato com tentativas de golpe, o que, caso não seja percebido, pode gerar prejuízos financeiros graves.

Os golpes, porém, sempre contam com alguns indicativos que, caso os interessados nas compras de viagens áreas estejam cientes, podem gerar alertas sobre a possibilidades de golpe e evitar assim perdas por fraudes realizadas utilizando a temática. Confira a seguir:

Como se proteger dos principais golpes de compra de passagens áreas

Continua após a publicidade

Atenção aos falsos agentes de viagens e sites fraudulentos

A primeira dica é para os interessados em comprarem passagens áreas ficarem atentos a possíveis falsos agentes de viagens, que prometem viagens com preços bem inferiores dos encontrados em canais oficiais.

O pagamento nesses casos é normalmente feito através de depósitos bancários, e os cartões de viagem são emitidos e enviados aos compradores - o problema é que eles são comprados a partir da utilização de cartões fraudulentos pelo falso agente, o que, muitas vezes, pode gerar tanto o cancelamento daquelas reservas quanto acusações que as vítimas tenham tentado realizar um golpe nas agências áreas, além do prejuízo financeiro.

Na mesma vertente, alguns golpistas podem chegar a criar sites falsos também, criados para o roubo de dados das vítimas e cobranças indevidas em cartões de crédito — nesses casos, as passagens podem nem ser emitidas, sendo a página somente uma faxada para chamar atenção de desavisados que coloquem suas informações no local.

Continua após a publicidade

É importante, então, interessados sempre suspeitarem de ofertas muito grandes e, de preferência, realizem suas compras de turismo em canais oficiais. E, na dúvida, procure na internet sobre o suposto agente ou o site em que a compra pode ser realizada.

Cuidado com pagamentos via depósito

Outro sinal de alerta em pagamentos para possíveis fraudadores são quando eles incentivam demais o pagamento via transferência bancária - tipo de transação que, após ocorrer, deixa o usuário sem apoio bancário para ser ressarcido em caso de problemas.

Continua após a publicidade

Por isso, sempre que possível, utilize o pagamento através do cartão de crédito, que em caso de qualquer fraude ou problema, as emissoras oferecem meios para que as compras sejam contestadas, canceladas e reembolsadas — evitando dores de cabeça em caso de pessoas se tornarem vítimas de golpe.

Viagens em cima da hora são tópicos que precisam de atenção também

Golpistas sabem que quem precisa viajar em cima da hora pode estar mais propenso a realizar compras sem realizar um trabalho de pesquisa mais apurada, o que acaba tornando esse tópico um muito utilizado em fraudes. Como dito acima, é sempre importante, independente da urgência, sempre desconfiar de grandes ofertas.

Além disso, checar sites como ReclameAqui para ver se há reclamações relacionados a suposta agência de viagens também é um bom passo — a plataforma normalmente registra problemas que tenham ocorrido através de denúncias de usuários, o que pode evitar dores de cabeça.

Continua após a publicidade

Fonte: VoeNews, ProximaTrip