Publicidade

Como saber se o PIX foi usado por terceiros para abrir contas ou empréstimos?

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Setembro de 2022 às 21h40

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech

O Pix facilitou a vida de muita gente e se tornou uma ferramenta bastante popular em seus quase dois anos de existência. No entanto, o sistema de pagamentos do Banco Central também atraiu a atenção de golpistas. E em um cenário em que houve uma série de vazamentos de dados, é legítimo se preocupar se suas informações foram usadas para abertura de contas bancárias laranjas.

O portal Registrato, do Banco Central, foi criado com o objetivo de ajudar os cidadãos a monitorar se seus nomes e CPFs foram utilizados para solicitações bancárias. Nele, é possível verificar se determinados dados foram usados para cadastros de chaves Pix, pedidos de empréstimos, cheques sem fundo, entre outras solicitações.

Como acessar o portal Registrato para conferir o Pix

Continua após a publicidade

Para acessar o Registrato, é necessário ter uma conta no portal Gov.Br e ter uma graduação prata ou ouro dentro do sistema do governo.

Inicialmente, acesse o endereço registrato.bcb.gov.br para conseguir entrar no sistema;

Em seguida, escolha a opção “login com Gov.Br”. Essa é a melhor opção, já que o acesso pelos dados do Banco Central será descontinuado em 1 de fevereiro de 2023;

No passo seguinte, insira seus dados de login, que é seu CPF, e sua senha;

Continua após a publicidade

Para verificar se seus dados foram usados como chaves Pix, basta escolher a opção "Chaves Pix";

Na tela seguinte, você pode optar por gerar um relatório completo ou apenas visualizar as informações;

Ao optar por visualizar, serão informadas todas as instituições em que o cidadão tem uma chave Pix cadastrada.

Caso você note que existem contas bancárias, chaves Pix ou qualquer outra operação bancária aberta com seus dados e que você não lembre de ter solicitado, é recomendado entrar em contato com o banco ou instituição financeira em que o cadastro foi feito. Também é importante entrar em contato com o Banco Central para informar o ocorrido.