Como exibir senhas de sites salvas nos principais navegadores

Uma das grandes vantagens em utilizar um navegador com o passar do tempo é que ele salva automaticamente as senhas. A grande maioria de nós temos credenciais de acesso em uma quantidade enorme de sites. E de fato é quase impossível lembrar de todos os dados, mas é bom fazer uma manutenção dessas senhas de tempos em tempos. Ou mesmo tentar lembrar qual é a senha, já que é possível visualizá-la nos principais navegadores.

Mas como acessar as senhas salvas? Vamos mostrar como chegar a elas nos seis principais navegadores.

Google Chrome

Primeiro clique nos “três pontinhos” no canto superior direito do Chrome. Em seguida, entre em “Configurações” e depois em “Senha” no menu “Pessoas”. Você pode conferir cada senha salva, além de revogar o acesso se necessário.

Dica: é possível sincronizar as senhas salvas com outros dispositivos que usam o Chrome. Basta criar uma senha de sincronização e digitá-la nos outros aparelhos.

Firefox

Aqui é um pouco mais burocrático, mas semelhante ao que acontece com o Chrome. Clique nas três linhas horizontais no canto superior direito e depois em “Preferences”. Nas opções na parte esquerda, clique em “Privacy & Security” e role um pouco a página até chegar em “Forms & Passwords”. Clicando em “Saved Logins” você terá acesso a todas as senhas salvas no Firefox.

Dica: é possível usar uma senha mestra para habilitar o login automático em páginas salvas. Basta configurá-la nesta janela. A partir de então, o Firefox pedirá a senha sempre que você abrir o navegador, reforçando a segurança.

Opera

Partindo do layout padrão do Opera, clique no logo no canto superior esquerdo (o “O” vermelho) e depois em “Configurações”. Em seguida clique em “Avançado” e depois em “Privacidade e segurança”. Rolando um pouco a página você chegará à seção “Senhas e formulários”, bastando clicar em “Senhas” para ver a lista salva.

Dica: o Opera possui uma opção embutida para salvar dados de cartão de crédito, que você pode inserir manualmente. Você pode inserir os dados nesta parte, função que também está presente no Chrome e no Firefox.

Vivaldi

Popular entre os power users pelo alto poder de customização, o Vivaldi também possui um controle de senha salvas. Clique no logo do navegador no canto superior esquerdo, “Opções” e depois “Configurações” (ou simplesmente use os atalhos “Alt” + “P”). Clique em “Privacidade” no menu esquerdo e pronto: suas senhas salvas aparecerão.

Edge

O novo (não tão novo assim, vai) navegador da Microsoft facilitou o acesso às senhas em relação ao Internet Explorer. Clique nos três pontinhos no canto superior direito e depois em "Configurações". Role até o final e clique em "Exibir configurações avançadas". Role até "Configurações de preenchimento automático" e depois em "Gerenciar senhas".

Safari

Para finalizar, temos o Safari, que realmente simplifica o acesso ao campo das senhas salvas. Basta clicar em “Safari”, “Preferências” e depois em “Senhas”.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.