Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Clientes da Claro reclamam sobre golpes de clonagem em números da operadora

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Janeiro de 2022 às 16h20

Link copiado!

Claro
Claro

O golpe da clonagem de chip, velho conhecido do brasileiro, continua em alta e, segundo um levantamento do portal R7, está acontecendo principalmente com clientes da Claro, nos últimos tempos. Geralmente, os criminosos enganam as vítimas a partir de ofertas na internet com pagamento via PIX.

Segundo a apuração do portal R7, vários clientes da operadora começaram a observar que seus celulares não estavam mais conseguindo sinal. Além disso, pouco depois, contas que a autenticação de duas etapas está registrada com o número do celular eram desconectadas dos aplicativos, confirmando a clonagem de seus telefones.

O problema é ainda mais perceptível após uma rápida olhada no Reclame Aqui da Claro, que conta com várias queixas registradas de clonagem de número — com a grande maioria não respondidas pela operadora.

Continua após a publicidade

Em geral, o golpe não é novo — já sendo um problema real há muitos anos. Porém, a forma que os criminosos estão utilizando as contas roubadas está mudando. Se aproveitando tanto do WhatsApp quanto do Instagram, os agentes maliciosos publicam falsos anúncios de diferentes produtos, com preços muito inferiores ao normal, para tentar fazer com que contatos daqueles números enviem PIX na esperança de obterem os itens.

Não há informações de como a clonagem do número dessas vítimas foi realizada, se foi pelo método de SIM Swap, onde o criminoso consegue registrar o telefone em um outro chip da operadora, ou por aplicativos espiões. O Canaltech entrou em contato com a Claro, que nos enviou o seguinte posicionamento:

A Claro investe constantemente em políticas e procedimentos de segurança, adotando medidas rígidas para identificar fraudes e proteger seus clientes. A empresa reforça que é dever de todos os colaboradores e prestadores de serviços zelar pela integridade das informações, às quais têm acesso exclusivamente para exercício de suas funções, o que é reforçado em nosso Código de Ética e nos contratos firmados. Além disso, a Claro conta com processos seguros de troca de chips e está aperfeiçoando, constantemente, os procedimentos contra fraudes. Em caso de dúvidas sobre ações suspeitas, a Claro recomenda que o cliente entre em contato com a central de relacionamento à disposição pelo telefone 1052. O funcionamento é 24h e a ligação, gratuita. Todas as denúncias apresentadas são apuradas.
Continua após a publicidade

Golpe antigo

Embora a clonagem possa ocorrer de muitas formas diferentes, como já explicamos aqui no Canaltech, existem inúmeras dicas que, caso você siga, pode diminuir os riscos. Confira a seguir:

  • Use antivírus em seu smartphone;
  • Apague qualquer aplicativo suspeito de seu celular;
  • Não clique em links enviados por estranhos ou vindo de lugares que você não conhece;
  • Se for carregar seu aparelho em um computador estranho, deixe ele no modo só de carregamento, sem compartilhamento de dados;
  • Não ative a opção "lembrar senha" em suas contas;
  • Desabilite a conexão automático em Wi-Fi do celular;
  • Não use Wi-Fi públicas.
Continua após a publicidade

Fonte: R7