Publicidade

Chrome descobre que 316 mil dos usuários tiveram suas senhas vazadas

Por| 17 de Agosto de 2019 às 20h10

Link copiado!

Chrome descobre que 316 mil dos usuários tiveram suas senhas vazadas
Chrome descobre que 316 mil dos usuários tiveram suas senhas vazadas
Tudo sobre Google

Na última quinta-feira (15), a Google verificou por meio da ferramenta Password Checkup a quantidade de usuários que teve as senhas vazadas em páginas da web e ainda continuavam acessando a conta sem saber disso. Dentre 21 milhões de pessoas analisadas, 316 mil estavam nessa situação, o correspondente a 1,5% do total de usuários.

Basicamente, a proposta do Password Checkup é a seguinte: verificar se as senhas do usuário foram divulgadas em alguma página mal-intencionada, destinada à violação de dados. Caso isso tenha ocorrido, o próximo passo é notificar a pessoa que tiver as senhas espalhadas por aí. A princípio, a ferramenta é uma extensão do Chrome, mas a empresa planeja tornar um recurso diretamente integrado no navegador. Além disso, o plúg-in exibe um aviso sempre que alguém faz login em um site usando um dos mais de 4 bilhões de nomes de usuários e senhas que a empresa sabe que não são seguros devido a uma violação de dados de terceiros. Desde o lançamento, mais de 650 mil participaram do experimento inicial.

A empresa anuncia em seu blog oficial destinado à segurança que os invasores costumam fazer login em sites da web com todas as credenciais expostas por uma violação de terceiros. O risco desaparece se o usuário usa senhas fortes e exclusivas para todas as contas. "Com base na telemetria anônima informada pela extensão Password Checkup, descobrimos que os usuários reutilizaram credenciais violadas e inseguras para algumas de suas contas financeiras, governamentais e de e-mail mais confidenciais".

Continua após a publicidade

A Google diz também que esse risco prevaleceu em sites de compras (onde os usuários podem salvar detalhes de cartão de crédito), notícias e sites de entretenimento. "De fato, fora dos sites mais populares, os usuários têm 2,5 vezes mais chances de reutilizar senhas vulneráveis, colocando sua conta em risco de sequestro".

Por fim, a pesquisa realizada pela empresa mostra que em 26% dos casos, os usuários optam por redefinir as senhas inseguras sinalizadas pela extensão Password Checkup. Além disso, 60% das novas senhas são seguras contra ataques de adivinhação - o que significa que um invasor levaria mais de cem milhões de tentativas antes de identificar uma delas.

Fonte: Google Security Blog via Sputnik News