Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China prepara novas regras para controlar notificações push e pop-ups

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Março de 2022 às 23h00

Link copiado!

Pixabay/Gerd Altmann
Pixabay/Gerd Altmann

Na última quarta-feira (02), as autoridades chinesas divulgaram um novo rascunho sobre os regulamentos relacionadas às notificações push e pop-ups. Com as regras, Pequim espera impedir o uso excessivo das ferramentas por parte dos aplicativos chineses e controlar a quantidade de conteúdo compartilhado pelas notificações.

Na China, as notificações push já se tornaram rotina na vida dos consumidores com o crescimento das big techs e as possíveis restrições poderão prejudicar prestadores de serviços — como o Baidu, a Tencent e a Meituan, por exemplo — em termos de lucro, visto que dependem da ferramenta para promover seus serviços.

As novas regras indicam um controle mais rigoroso do conteúdo, considerando que uma das propostas preliminares informa que plataformas não homologadas — sem uma “licença de notícias na internet”, liberada pela Administração do Ciberespaço da China (CAC) — não serão autorizadas a enviar informações por meio de notificações push.

Continua após a publicidade

O projeto de regulamentação é aparentemente parte de um esforço das autoridades chinesas para “limpar” conteúdos relacionados a promoções e ofertas da internet do país após a implantação das novas regras de algoritmos e IA pelo CAC, no início deste mês.

Sobre as regras

As novas regras exigem que os prestadores de serviços não "abusem" de notificações e pop-ups que "tornem questões sociais ou tópicos de entretenimento em alta em assuntos banalizados e sensacionalistas".

Continua após a publicidade

Pequim também estabelece nas regras que as empresas devem enviar conteúdos que aderem aos “valores centrais” do governo. Além disso, as diretrizes também determinam que as janelas pop-ups e notificações devem contar com um botão de saída visível para os usuários e informá-los se os anúncios possuem natureza paga.

De acordo com as autoridades, empresas de tecnologia chinesas têm abusado do uso de notificações e pop-ups para promover conteúdos sensacionalistas. Além disso, os usuários chineses de celulares Android recebem, em média, 100 notificações por dia, segundo a instituição chinesa Universal Push Association (nome traduzido pelo Canaltech).

Outro motivo para o endurecimento das regras está relacionado ao fato de que as notificações push e os pop-ups também podem enganar jovens e idosos — que estão mais suscetíveis a gastarem dinheiro com apps desnecessários.

O rascunho das novas regras ficará disponível para avaliação pública até o dia 17 de março deste ano e espera-se que as diretrizes sejam implementadas em breve no país.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters