Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CD Projekt Red é alvo de ataque de ransomware

Por| 09 de Fevereiro de 2021 às 11h27

Link copiado!

Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech
Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech

A CD Projekt Red divulgou nesta terça-feira (9) ter sido vítima de um ataque de ransomware direcionado, que não apenas criptografou arquivos nos sistemas da companhia como resultou no comprometimento de dados sigilosos. De acordo com a companhia, informações pessoais de usuários e jogadores não foram extraídas, apenas documentos internos de diferentes departamentos, assim como o código-fonte de alguns de seus títulos já lançados.

A desenvolvedora polonesa publicou, junto a seu comunicado oficial sobre o assunto, a nota deixada pelos hackers em seus sistemas. De acordo com o texto, foram roubados documentos de departamentos de contabilidade, administração, jurídico, recursos humanos e relações com investidores, além do código-fonte de jogos como Cyberpunk 2077, Gwent e The Witcher 3, além de uma outra versão, nunca lançada, do RPG medieval.

Segundo a CD Projekt Red, o ataque também levou ao travamento dos sistemas por meio de criptografia, mas os backups dos materiais estão intactos, com um processo de recuperação já em andamento. A desenvolvedora disse que apenas alguns de seus dispositivos foram comprometidos, enquanto não pretende negociar com os hackers responsáveis pelo ataque, que ainda está sendo investigado junto às autoridades competentes e especialistas em segurança.

Continua após a publicidade

O recado dos hackers, cuja identidade também não foi revelada, não inclui valores a serem pagos como resgate, mas deixa claro que o montante tem a ver com a promessa de sigilo das informações confidenciais roubadas. Na nota, os responsáveis afirmam saber que a empresa seria capaz de recuperar as informações por meio de backups e deram 48 horas para retornarem o contato, caso contrário os documentos e códigos-fonte serão vazados na internet ou vendidos a terceiros.

Há, ainda, um tom de ameaça, com os hackers afirmando que jornalistas também devem receber os documentos internos, fazendo com que a reputação da CD Projekt Red seja abalada ainda mais. Não existem, entretanto, informações sobre o teor dos documentos roubados ou no que se baseiam as acusações feitas pelos criminosos, que ainda não assumiram a autoria do ataque. A CD Projekt Red não respondeu ou comentou diretamente sobre a fala dos responsáveis.

Continua após a publicidade

Trata-se de mais um capítulo complicado na história já conturbada de uma empresa que vem passando por maus bocados. Desde dezembro, quando lançou Cyberpunk 2077, a CD Projekt Red enfrenta críticas do público e questionamentos de acionistas devido ao estado do título de ficção científica, vendido como uma obra-prima e lançado de forma claramente inacabada. Processos judiciais foram lançados contra os desenvolvedores, enquanto a própria companhia se desculpou e prometeu consertar o game.

Segundo a produtora, o ataque foi detectado nesta segunda-feira (8), sem detalhes sobre desde quando sua estrutura estava comprometida. Da mesma forma, a empresa não falou sobre como, e se, o incidente será responsável por mudanças no cronograma de atualizações de Cyberpunk 2077.

Fonte: CD Projekt Red (Twitter)