Publicidade

Câmeras de reconhecimento facial em hospital infantil geram polêmica na Irlanda

Por| 18 de Janeiro de 2020 às 09h00

Link copiado!

Alphr
Alphr

Uma controversa tecnologia de reconhecimento facial está sendo instalada no novo Hospital Infantil Nacional da Irlanda, a fim de impedir que os bebês sejam sequestrados, segundo os políticos locais em Dublin, em entrevista ao The Irish Times.

O sistema do hospital possui uma capacidade interna de controlar o acesso por meio da tecnologia de reconhecimento facial, mas ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre o uso dessa tecnologia.

O caso levantou polêmica, e o hospital afirmou através de um comunicado que leva suas responsabilidades a sério em relação à proteção de dados, privacidade das pessoas e questões de direitos civis, mas que também aumentou a responsabilidade em relação às questões de proteção infantil, uma vez que houveram casos no passado de bebês sendo levados de hospitais.

Continua após a publicidade

Segundo o jornal irlandês, 3% das câmeras do hospital teriam capacidade de reconhecimento facial, e podem ser usadas sem o uso de software de reconhecimento facial. Frente a isso, o Conselho Irlandês de Liberdade Civil expressou preocupação, e disse que o uso de tal tecnologia teria que ser justificado.

A tecnologia pertence à chinesa Hikvision, e foi proibida nos prédios do governo federal dos EUA por medo de espionagem, enquanto as câmeras também foram ligadas a violações dos direitos humanos na China.

Fonte: Irish Times